Categorias
ALTO TIETÊ

Vigilância Sanitária de Suzano interdita clínica de repouso para idosos na Vila Mimosa



A Vigilância Sanitária de Suzano interditou, na segunda-feira (12), uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) na rua das Varinhas, no Jardim Mimosa, distrito de Palmeiras.



De acordo com a Prefeitura, a intervenção ocorreu em razão de o local não ter autorização para funcionamento e comportar mais pessoas do que pode suportar. O órgão teve conhecimento da situação após receber denúncias do Ministério Público e da Ouvidoria Municipal.



Durante a fiscalização, os agentes identificaram a falta do Laudo Técnico de Avaliação (LTA), que atesta a situação do imóvel, além da quantidade inadequada de pessoas para o espaço – 46 ao todo, entre homens e mulheres.



“Esse número de internos é incompatível. A estrutura física não comporta tudo isso, e ainda existe a falta de banheiros no local para todos os usuários dessa ILPI”, disse o diretor da Vigilância Sanitária, Mauro Vaz. “Isso sem contar que não há qualquer documentação para o funcionamento dessa entidade, o que a configura como uma clínica clandestina”, completou.



Com base nisso, o local foi interditado e os responsáveis pela instituição terão dez dias para poder encaminhar os idosos, alguns deles cadeirantes e com algumas patologias, como diabetes, para os respectivos familiares. De acordo com a Prefeitura de Suzano, esse procedimento será monitorado pela própria Vigilância Sanitária, pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e pelo Conselho Municipal do Idoso (Comid).

“O prazo começou a correr na segunda-feira, porém o espaço deve ser regularizado, e para isso é preciso contratar um arquiteto para emitir o LTA. Até lá não pode haver nenhum interno e o local segue fechado”, disse o diretor da Vigilância Sanitária.

A interdição da clínica também motivou a ida do dono da propriedade até a Vigilância Sanitária para tomar conhecimento sobre o que está ocorrendo com o imóvel. “Chamamos o proprietário para que ele pudesse ficar ciente do que encontramos na ação. No caso desta ILPI, além de ser clandestina, existe a degradação do local, dívidas de contas de luz e aluguel. É importante que tenham conhecimento do que ocorre com os imóveis quando as clínicas clandestinas são instaladas”, definiu.

Divulgação/Secop Suzano 

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagramGoogle News e Telegram

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: