Categorias
MOGI DAS CRUZES

Vereadores de Mogi querem que prefeito contrarie Estado e abra parte do comércio



Um requerimento verbal proposto pelo vereador Mauro Araújo (MDB) e aprovado na sessão da Câmara de Mogi das Cruzes desta quarta-feira (27) solicitará ao prefeito Marcus Melo (PSDB) que, por decreto, ele se posicione contra o plano de retomada anunciado pelo Governo de São Paulo e anuncie, desde já, medidas para flexibilizar a quarentena e reabrir alguns setores do comércio do município.



A proposta foi levada a plenário depois que o governador João Doria anunciou que a região da Grande São Paulo, onde Mogi das Cruzes está inserida, foi classificada como alerta vermelha e, portanto, não teria nenhum tipo de flexibilização para funcionamento dos estabelecimentos comerciais a partir da próxima segunda-feira (1), como acontecerá com a capital e alguns outros municípios do Estado.



“Estamos vivendo um momento muito difícil, há mais de sessenta dias de isolamento. Esta Casa tem dado subsídio à administração municipal, em medidas, muitas vezes amargas. Quero fazer um requerimento verbal ao prefeito para que emita um decreto e se coloque contrário ao Governo do Estado de São Paulo”, afirmou Mauro Araújo.



Já os vereadores petistas Rodrigo Valverde e Iduigues Martins, mesmo reconhecendo a importância de salvar a economia e ajudar as pessoas que estão sem emprego, mostraram preocupação com a flexibilização e votaram contra a iniciativa. Além da bancada do PT, também votaram contra o Requerimento os vereadores Cuco Pereira (PSDB) e Protássio Nogueira (PSD). “Oito por cento da população, de acordo com o secretário de Saúde, está infectada. Se a gente flexibilizar, esses 8% aumentarão em um curto período de tempo. Será que nesse momento, onde mais morre gente em Mogi, é hora de flexibilizar?”, questionou Valverde.



“Fico muito preocupado com a ansiedade de fazer o comércio funcionar com quase 30 mil pessoas mortas e crescendo. O mundo inteiro adota medidas sobre flexibilização quando o número de mortes e de infectados caem. Quero entender o porquê da ânsia de fazer a loja de carro e academia voltarem a funcionar com tanta gente morrendo. Emprego a gente recupera, mas a vida não volta”, complementou Martins.

Os vereadores Antonio Lino (PSD), Cuco Pereira e Otto Rezende (PSD) defenderam uma posição mais moderada, de diálogo com o Prefeito Marcus Melo. “Essa casa tem que participar desse decreto. Muitas vezes nós estamos vendo uma posição diferente do prefeito. Acho que a iniciativa do vereador Mauro levantou uma discussão muito importante. Sou favorável, mas acho que a decisão deve ser técnica e não política. Quero participar desse decreto”, justificou Lino.

“Vamos primeiro nos reunir com o prefeito e saber se ele pode mesmo fazer isso. Nós temos que sentar todos e verificar o caminho que vamos seguir”, sugeriu o Cuco, que participou da sessão de forma remota, por meio de videoconferência.

O presidente da Câmara, vereador Sadao Sakai (PL), também se manifestou sobre a aprovação do Decreto: “Entendo a importância desse assunto nesse momento. Já conversei com o secretário de Desenvolvimento, até pelo questionamento de a capital já estar na fase dois, que permite flexibilização, e Mogi, na fase um, que mantém toda restrição que estamos no momento”, observou.

Outra parte da Casa tomou uma posição totalmente contrária à determinação do Plano São Paulo, do Governo do Estado. O vereador Marcos Furlan (DEM) classificou como decepcionante o planejamento do governador João Doria. “Mogi foi enquadrada na Grande São Paulo, mas nossos dados não são iguais aos da Grande São Paulo. É hora de agir e não ficar somente esperando as decisões do governador, que vê a região do Alto Tietê como integrante da Grande São Paulo”, defendeu.

O pastor Carlos Evaristo (PSD) também se manifestou, criticando as determinações de João Doria. “O governador não vive os problemas da cidade de Mogi das Cruzes. Precisamos voltar a trabalhar. Temos que começar a flexibilizar”, ressaltou.

Diegão Martins também foi duro nas críticas. “O governador João Doria está pouco se lixando para Mogi das Cruzes. Precisamos de uma posição do prefeito Marcus Melo ou que, no mínimo, comece a baixar as taxas, como a de água, por exemplo”.

Já o vereador Péricles Bauab (PL), que é médico, fez o uso da palavra para defender o fim do confinamento, contrariando todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde. “Não temos um programa como teve no Zika Vírus, sobre o que fazer em cada fase. Não houve um estudo e ninguém daqui foi consultado. Vocês me perdoem, mas como médico, está errado isso que está sendo feito”.

Também se manifestaram a favor da flexibilização do comércio os vereadores Caio Cunha (PODEMOS), Fernanda Moreno (PL) e Francimário Vieira Farofa (PL).

Condemat

Em reunião realizada no fim da tarde desta quarta-feira (27), da qual participou o prefeito Marcus Melo, o Conselho de Prefeitos do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) decidiu solicitar ao Governo de São Paulo, em caráter imediato, a revisão da classificação atribuída para a Região no ‘Plano de Retomada Consciente’, que prevê a flexibilização das regras de isolamento de acordo com a situação que a região enfrenta com relação ao novo coronavírus.

Confira mais detalhes sobre a ação conjunta dos prefeitos

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP