Categorias
MOGI DAS CRUZES

Vereadores de Mogi das Cruzes pedem melhorias nos serviços de diálise



A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão realizada na terça-feira (19), a Moção de nº 50/2022, de autoria do vereador Mauro Yokoyama (PL), que solicita melhorias nos serviços de diálise da cidade, cujas vagas são distribuídas pela Central de Regulação de Ofertas de Serviço de Saúde (CROSS), junto ao Governo de SP.



De acordo com o documento legislativo, o vereador sugere às autoridades competentes que promovam estudos visando aperfeiçoar a oferta de sessões de diálise, planejando as marcações com critérios estratégicos e encaminhando as pessoas para mais perto de onde elas residem.



Segundo Yokoyama, atualmente a Prefeitura precisa custear o transporte de 30 mogianos para Suzano em datas e horários diferentes para realizar o tratamento. “Se houvesse uma organização logística nesses agendamentos, o município poderia disponibilizar menos ambulâncias para essa função, deixando mais unidades disponíveis para a rede. Isso sem falar na economia de combustível”, disse ele.



O objetivo, segundo o vereador, é reorganizar o encaminhamento dos usuários. “A moção visa reorganizar a listagem do tratamento de diálise. Todos os pacientes dependem do sistema CROSS. Muitas vezes os pacientes mogianos são enviados para outras cidades. Queremos alocar os usuários desse tratamento para suas cidades de origem. Afinal, trata-se de um procedimento cansativo, que leva três, às vezes até quatro horas”, disse ele.



O vereador Zé Luiz (PSDB) também se manifestou a respeito: “O Governo do Estado tem deixado a desejar na questão da Saúde. Já cobramos o repasse para o Hospital Luzia de Pinho Melo, temos falado da Farmácia de Alto Custo. A pessoa já está fragilizada com a doença e ainda tem que viajar, fazer deslocamento para outro município. Precisamos melhorar o fluxo de atendimento do CROSS”.

O documento parlamentar será encaminhado ao governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, ao secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, e à bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Também serão comunicados sobre a solicitação de Yokoyama o prefeito de Mogi, Caio Cunha (Pode), e o secretário Municipal de Saúde, Zeno Morrone.

Clique aqui e confira mais notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: