Um ano após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 na cidade, Mogi das Cruzes já registrou 19.522 casos confirmados da doença, segundo informações da Prefeitura Municipal.
A média é de 53,4 contaminações por dia, sem considerar os infectados que não chegam a apresentar sintomas ou fazer o teste. O índice de casos confirmados, porém, não é linear. Seu pico foi registrado em agosto do ano passado, quando Mogi contabilizou, em 31 dias, mais de 2.300 casos de coronavírus – média de aproximadamente 74 casos por dia.
Este mês, a alta nos casos vem ameaçando o patamar da fase mais crítica da pandemia na cidade. De acordo com os dados da administração municipal, somente até o dia 14 já haviam sido confirmados 1.549 casos de Covid-19 em Mogi – média de 110 testes positivos por dia. Veja abaixo.
O aumento de contaminações, aliado ao fato de os pacientes estarem passando mais tempo internados, fizeram a cidade atingir, pela primeira vez, a ocupação máxima de leitos hospitalares nas redes pública e privada – até a noite de ontem, segundo o prefeito Caio Cunha, a ocupação era de 109%.
Os dados apontam, ainda, que do total de pessoas que testaram positivo para o coronavírus em um ano em Mogi, 793 morreram, 15.823 se curaram e 2.906 seguem com o vírus ativo.
De acordo com a Prefeitura, 26.620 pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 na cidade, sendo que 10.292 receberam inclusive a segunda dose, o que representa 2,2% da população de Mogi das Cruzes.