Categorias
ALTO TIETÊ

Suzano inicia vacinação contra a gripe para grupos prioritários nesta segunda



A Prefeitura de Suzano dará início, na próxima segunda-feira (10), à campanha de vacinação contra o vírus causador da gripe, o Influenza, em todos os 24 postos de saúde da cidade.



Nesta primeira etapa, que segue até o final de maio, serão contemplados os grupos prioritários, estimados em 104.187 pessoas. Posteriormente, a imunização ficará disponível aos demais moradores.



Podem se vacinar crianças de seis meses a seis anos; pessoas com 60 anos ou mais; público com deficiência permanente; trabalhador da saúde; gestantes e puérperas; portadores de doenças crônicas; professores de ensino básico e superior; povos indígenas e de comunidades tradicionais quilombolas; profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros; transportadores coletivos rodoviários; portuários; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.



A expectativa da administração municipal é alcançar pelo menos 90% do público-alvo da imunização.



Para receber a dose, é necessário apresentar documento original com foto, comprovante de residência de Suzano e caderneta de vacinação. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16 horas.

De acordo com o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Suzano, José Landim, diferentemente das edições anteriores, os grupos prioritários receberão as doses na mesma etapa de vacinação. “Em outras oportunidades havia o escalonamento entre os públicos-alvos. Desta vez não. A vacinação para todos esses grupos vai ocorrer durante o mesmo período”, destacou.

Landim ainda informou que a dose contra a gripe poderá ser aplicada simultaneamente com outras vacinas, havendo apenas uma exceção. “A pessoa pode receber a vacina junto com outras do calendário, exceto a que protege contra o monkeypox (varíola dos macacos). Neste caso deve-se esperar 30 dias entre as doses”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, destacou a necessidade de a população se vacinar contra a gripe. “Se proteger contra o Influenza por meio da vacinação é o melhor caminho. Esperamos que os suzanenses se dirijam até um dos postos para buscar a imunização e aproveitem para atualizar a caderneta de vacinação para combater outras enfermidades”.

Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi lembrou que a cidade e o Brasil como um todo ainda sentem os efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), e tomar a vacina que combate o Influenza contribui para diagnosticar as enfermidades, que têm sintomas parecidos. “Estamos chegando a um período do ano em que as doenças respiratórias se propagam com mais facilidade, com similaridades entre os sintomas, por isso se faz necessário que o público prioritário busque a vacinação, que além de contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico, auxilia no diagnóstico de outras doenças”, apontou o chefe do Executivo.

Dois em um

Em relação à vacinação contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde lembrou que a aplicação da vacina bivalente para outros públicos começou na última quarta-feira (5). O imunizante é eficaz tanto contra a cepa original, como contra as subvariantes da omicron.

Neste primeiro momento, foram enviadas 4.140 doses para imunizar pessoas que têm arritmias cardíacas; cardiopatia hipertensiva; cardiopatias congênitas no adulto; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; diabetes mellitus; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; doença hepática crônica; doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares; doença renal crônica; hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves.

Ainda serão contemplados pessoas com hipertensão arterial resistente (HAR); hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; insuficiência cardíaca (IC); miocardiopatias e pericardiopatias; obesidade mórbida (IMC maior ou igual a 40); pneumopatias crônicas graves; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; síndromes coronarianas; síndrome de Down e outras síndromes genéticas; além de valvopatias.

Tanto no caso das vacinas que combatem o vírus da gripe quanto da Covid-19, é necessário comprovar a condição específica para receber a imunização nesta etapa da vacinação.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis:

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: