Categorias
ALTO TIETÊ

Simulado de deslizamento de terra e resgate é realizado em Itaquaquecetuba



Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A Secretaria de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil do município, realizou em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estadual o primeiro simulado com deslizamento de terra e resgate no bairro Cidade Nova Louzada.


O objetivo, segundo a administração municipal, foi preparar os serviços de resgate e a população do entorno para situações emergenciais. 


A ação, que contou com a participação da Polícia Militar (PM-SP), Ecopistas, Sabesp, EDP, Defesa Civil de outras cidades, teve um total de 11 “vítimas”, sendo uma fatal, três com grau de gravidade vermelho, que é quando ocorre risco de morte, e sete vítimas no grau verde, que é quando sofrem escoriações e ferimentos leves. As “vítimas” foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Leia também:  Sisu 2025: IFSP oferece 280 vagas em cursos superiores gratuitos no Alto Tietê

Ainda no Louzada, houve atendimento nas tendas da Secretaria de Saúde, Conselho Tutelar, cadastro social e habitacional, além de encaminhamento para um abrigo, montado em uma escola próxima ao local do deslizamento. Cerca de 300 pessoas, entre participantes do simulado e espectadores, estiveram presentes.

“É importante que a população saiba quais são as áreas de risco de Itaquá. Estamos aqui para aprender e nos prepararmos juntos”, afirmou o prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, que esteve no loca.

Leia também:  GCM de Itaquaquecetuba descobre desmanche clandestino no Jardim São Paulo

Um trailer foi cedido pela Ecopistas, havia uma tenda para o posto de comando e a estrutura do evento contava com gradil, banheiro químico, tenda para os visitantes, palco, megafone e viaturas para o resgate. A Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e o Departamento de Trânsito também prestaram suporte durante a ocorrência.

“Foi o primeiro simulado, mas precisamos continuar aprendendo, entender quais são as rotas de fuga, o que fazer e como agir durante qualquer desastre natural. É um marco para nossa cidade não apenas por ser o primeiro, mas pela importância que tem”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Anderson Marchiori. 

Leia também:  Itaquaquecetuba abre inscrições de curso preparatório para vestibulares em 2025

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Compartilhe essa notícia: