A Secretaria de Saúde de Poá realizou, na quinta-feira (13), uma ação de avaliação, imunização e atendimento humanitário junto às 10 famílias afegãs refugiadas que se encontram alojadas na entidade assistencial Aldeias Infantis SOS Brasil, localizada no bairro Jardim Débora.
A equipe da pasta foi composta por médicos, dentistas, psicólogos e farmacêuticos da rede básica de saúde, Departamento de Vigilância em Saúde e o Setor de Controle de Endemias.
Segundo a Prefeitura, a ação teve como finalidade realizar uma avaliação genérica do quadro clínico de cada um e, posteriormente, encaminhar para o tratamento adequado nas unidades de saúde do município, além de realizar a aplicação das vacinas necessárias, uma vez que, todos os refugiados não receberam nenhuma imunização no Afeganistão.
“Vale ressaltar que todos estão com a situação legalizada junto ao nosso País e à ONU (Organização das Nações Unidas) e agora, estamos realizando esta ação para que tenham condições de saúde necessárias, contribuindo para que possam reconstruir as suas vidas”, disse o secretário de Saúde, Alexandre Provisor.
A ação contou com a realização de exames e testes para HIV, Sífilis, Hepatites, Tuberculose e Hanseníase, além de consultas com médicos clínicos gerais, odontologistas e farmacêuticos e aplicação de vacinas contra Covid-19, Poliomielite, Sarampo, Caxumba, Rubéola, Febre Amarela, entre outras.
A prefeita Marcia Bin acompanhou o início da ação e deu boas vindas aos afegãos que permanecerão alojados na entidade assistencial. “Imagino as dificuldades que estas pessoas passaram para chegar até aqui, tendo que deixar uma vida inteira para trás. Parabenizo todos os envolvidos na ação por estarem auxiliando estas pessoas neste momento de recomeço”, afirmou a chefe do Executivo.
Dos 42 afegãos alojados em Poá, 11 são crianças, afirmou a administração municipal.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram, Google News e Telegram