Categorias
BRASIL

Empréstimo do Auxílio Brasil: Caixa libera crédito consignado com juros de 3,45% ao mês



Esta semana, a Caixa Econômica Federal liberou o acesso ao Empréstimo do Auxílio Brasil. Por meio da nova modalidade, os beneficiários do programa poderão solicitar crédito consignado e ter o valor das parcelas descontado diretamente no pagamento do benefício mensal.



Segundo a Caixa, até o início da tarde da última terça-feira (11), já haviam sido realizados 23,5 mil contratos e liberados mais de R$ 61 milhões em crédito.



Os beneficiários do Auxílio Brasil podem solicitar o consignado através da Caixa Econômica com um juros de 3,45% ao mês, taxa um pouco inferior ao teto definido pelo governo federal (3,5%).



De acordo com a vice-presidente de Negócios de Varejo da Caixa, Thays Cintra, a taxa é maior que a de outros modelos de crédito consignado por tratar-se de um produto novo. O banco fez simulações e considerou que pode haver perdas para instituição por causa da entrada e da saída de beneficiários do Auxílio Brasil.



Pela Caixa, o empréstimo do Auxílio Brasil pode ser dividido em 24 meses, com prestação mínima de R$ 15 e máxima de 40% do valor do benefício.

Segundo alguns economistas, a contratação do crédito pode apresentar alguns riscos como assédio das instituições financeiras, golpes e comprometimento de até 40% do rendimento mensal por famílias de baixa renda. A Caixa Econômica Federal informou que oferecerá dicas de orientações financeiras para os beneficiários.

Empréstimo do Auxílio Brasil: quem tem direito

O crédito consignado está disponível para cerca de 20,6 milhões de famílias que estão inclusas atualmente no Auxílio Brasil. Para ter direito, é preciso que o responsável familiar esteja recebendo Auxílio Brasil há pelo menos 90 dias. O beneficiário também não poderá ter deixado de comparecer a qualquer convocação do Ministério da Cidadania.

Como fazer o empréstimo do Auxílio Brasil

A solicitação poderá ser realizada por meio do aplicativo Caixa Tem e em mais de 26 mil pontos de atendimento presencial da Caixa, como agências, correspondentes bancários e lotéricas.

Além da Caixa, outras instituições financeiras como Agibank, Crefisa, Daycoval, Banco Pan, Banco Safra, Facta Financeira e Zema crédito também estão oferecendo o crédito consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil. Grandes instituições como Itaú, Bradesco e Santander já anunciaram que não farão a oferta do crédito.

*com informações da Agência Brasil

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: