Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!
Neste mês de agosto, a Receita Federal libera o 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2023. O pagamento será feito no dia 31 e a consulta para saber se tem direito acontece a partir do dia 24.
O calendário da restituição do IR 2023 teve início em maio e se estenderá até setembro.
No terceiro e último lote, repassado em julho, receberam o dinheiro cerca de 5,6 milhões de contribuintes que entregaram a declaração dentro do prazo. Foram pagos R$ 7,5 bilhões, sendo que R$ 5,5 bilhões são destinados a contribuintes com prioridade no reembolso.
De acordo com a Receita Federal, a maioria – 3.879.049 contribuintes – informou a chave Pix do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. O restante tem prioridade legal, sendo 16.536 idosos acima de 80 anos; 95.047 entre 60 e 79 anos; 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Confira os grupos que foram abrangidos:
- Contribuintes com prioridade legal que entregaram a declaração após 10 de junho ou que tiveram pendência com a malha fina, mas depois resolveram;
- Contribuintes com prioridade por terem escolhido a declaração pré-preenchida ou o pagamento via Pix;
- Contribuintes sem nenhuma prioridade.
Calendário de Restituição
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
Como consultar e sacar a restituição
Para consultar se a restituição está disponível, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet e informar CPF, data de nascimento e o ano correspondente ao lote. Vale lembrar que a consulta ao 4º lote será liberada no dia 24 de agosto.
A restituição do Imposto de Renda é depositada pela Receita Federal na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do IR.
Para receber mais novidades sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook, Telegram e WhatsApp.