Categorias
ALTO TIETÊ

Procon e Assistência Social de Suzano alertam para golpe de falsos agentes



O Procon de Suzano e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social vem alertando a população sobre um golpe que está sendo aplicado na cidade, no qual pessoas se passam por agentes municipais para realizar empréstimos e abertura de contas em bancos por meio da biometria facial dos idosos, que são os alvos da ação.



Até o momento, o órgão registrou duas reclamações informando que supostos funcionários da Assistência Social foram até a casa das vítimas oferecendo atendimento médico e cestas básicas. Durante a visita, os estelionatários convencem os moradores de que eles têm direito aos benefícios e, ao notarem que as vítimas acreditaram nas informações, solicitaram documentos e tiraram fotos das pessoas, sob a alegação de que era necessário para efetuar um cadastro.



Após obter essas informações, os criminosos aplicam o golpe e realizam contratações em nome das vítimas. Além de fazerem uma série de transações bancárias, os falsos agentes contratam empréstimos consignados e cartões de crédito.



“Quando as vítimas chegam ao Procon, solicitamos que busquem no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) o extrato de empréstimo consignado e extratos do período. Com isso confirmamos as transações. Além disso, com os documentos e a foto do idoso, eles abrem contas digitais, baixam o aplicativo do próprio banco para realizar as movimentações financeiras. Na maioria dos casos, os aposentados não têm ou não sabem utilizar os aplicativos bancários, então os golpistas aproveitam para fazer o cadastro e, com as informações e fotos captadas, efetuam transações no nome da vítima”, disse a diretora do Procon, Daniela Itice.



Ela também alerta a população para que fique atenta aos sinais de um possível golpe e pede para que o munícipe busque identificar o suposto funcionário. “Quando um agente vai até uma residência, ele está identificado com o crachá e com o carro oficial da Prefeitura de Suzano. Sempre alertamos a não fornecer dados pessoais a estranhos e, principalmente, não permitir que tirem fotos. A mesma orientação vale em relação a criminosos se passando por funcionários do INSS ao telefone e pedem fotos e dados. A entidade não faz este tipo de contato”, finalizou.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por sua vez, informou que os agentes da prefeitura promovem visitas apenas em situações pontuais e previamente informadas. “Somente o munícipe que está no Cadastro Único que, por algum motivo, necessite de informações adicionais receberá uma visita, porém ela será avisada antes. A prefeitura não vai até a casa dos munícipes para ‘oferecer’ qualquer tipo de serviço”, disse o secretário Geraldo Garippo.

O Procon de Suzano atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Baruel, 126, na região central da cidade, pelo telefone (11) 4744-7322 ou pelo e-mail procon.atendimento@suzano.sp.gov.br.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Suzano? Entre em nosso Grupo no WhatsApp.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: