Fiscais do Procon de Mogi das Cruzes visitaram, na última semana, 14 estabelecimentos comerciais da cidade especializados em venda de chocolates e supermercados.
O objetivo do órgão foi realizar uma ação educativa para garantir que os consumidores poderão fazer as compras de Páscoa sem serem lesados e evitar que erros de informação gerem denúncias ou autuações. Segundo o Procon, o trabalho continuará pelos próximos dias.
Entre as orientações está a disponibilização de preço à vista próximo aos ovos de Páscoa e outros produtos típicos desta época do ano. No caso de utilização de tabelas de referência, a identificação deve ser fácil, especialmente em relação ao peso e o valor à vista unitário, mesmo nas promoções de venda de mais unidades por preço fechado, uma vez que o consumidor precisa comparar a vantagem de comprar o kit ao invés da unidade.
“A Abras – Associação Brasileira de Supermercados apontou uma alta de 13% a 18% nos preços dos ovos de Páscoa para este ano, então além de comparar o mesmo produto em diferentes lojas, o ideal é verificar o melhor preço em relação ao peso do produto. Para isso, divida o valor total do produto pelo peso e com o valor da grama é possível fazer a comparação e verificar qual tem o melhor custo benefício, pois nem sempre os menores têm o melhor custo”, disse a coordenadora do Procon de Mogi das Cruzes, Fabiana Bava.
Outra dica do Procon para compra de um produto de qualidade é conferir a tabela nutricional. Quando o açúcar aparece em primeiro lugar na ordem dos itens é um sinal de que o produto tem menos cacau e mais gordura e a qualidade nutricional é inferior.
De acordo com o órgão, na compra dos ovos caseiros, o consumidor tem o direito de provar o chocolate utilizado. Além disso, o produto deve ter a indicação da data de fabricação e prazo de validade, especialmente para os ovos recheados com durabilidade de alguns dias, além de estar corretamente embalado.
Já os ovos de páscoa que contêm brinquedos em seu interior, deve ter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), identificando a qualidade e a idade recomendada da criança para aquele produto.
Para denúncias e orientações, o Procon de Mogi das Cruzes atende pelo telefone (11) 4798-5090.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: