Categorias
MOGI DAS CRUZES

Procon de Mogi das Cruzes desmente limitação no preço do gás de cozinha



Por meio de uma publicação em uma página administrada pela Prefeitura no Facebook, o Procon de Mogi das Cruzes desmentiu uma informação que vem circulando nas redes sociais sobre a existência de uma suposta limitação no preço do gás de cozinha.



A mensagem falsa, que traz o telefone do Procon de Mogi, incentiva os consumidores a denunciarem estabelecimentos que estejam comercializando botijões de gás em valor acima de R$ 65.



Confira abaixo parte da nota divulgada pelo órgão fiscalizador:



“No mês de Abril de 2020 foram feitas fiscalizações em todo o Estado em razão do preço abusivo aplicado por alguns fornecedores que aproveitaram o momento de desabastecimento e, assim, com a falta de oferta do produto e aumento da demanda, os preços se elevaram.



Os consumidores já percebem aumento no valor do produto em 2021, em razão de reajuste de 6% anunciado no início de janeiro pela Petrobras, acrescido do reajuste de ICMS no Estado de São Paulo de 12 para 13,3%.

O preço do gás de cozinha (GLP) é composto de 47% do valor da refinaria de petróleo, 18% de impostos (3% de PIS, PASEP, COFINS, 15% de ICMS) e 35% de custo de revenda e distribuição.

Assim, a escalada no valor do produto é resultado de vários fatores de mercado, e não decorrente de práticas abusivas por parte de revendedores e distribuidores, ações que seriam passíveis de fiscalização pelo órgão de proteção ao direito do consumidor”.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: