Categorias
MOGI DAS CRUZES

Procon de Mogi das Cruzes alerta população sobre o golpe do falso fiscal



O Procon de Mogi das Cruzes informou que recebeu, esta semana, denúncias de três comerciantes da cidade a respeito da visita de uma mulher se apresentando como fiscal do órgão fiscalizador e alegando que eles deveriam adquirir um novo exemplar do Código de Defesa do Consumidor, com as atualizações da lei promovidas em 2021, no valor de R$ 30, sob pena de serem multados. 



Alguns fornecedores fizeram a compra, mas desconfiaram da conduta e ligaram para o Procon. Situação semelhante já ocorreu no município em 2020 e também em outras cidades



“Os fiscais do Procon Municipal e da Fundação Procon habitualmente atuam no mínimo em dupla e sempre se apresentam com a carteira funcional que comprova habilitação de fiscal. Além disso, eles não vendem ou solicitam qualquer pagamento por informação ou produto”, alerta a coordenadora do Procon de Mogi das Cruzes, Fabiana Bava.



A Lei 12.291/2010 prevê a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais manterem em local visível e acessível o exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta, mas não há exigência de que seja substituído a cada atualização da lei. É possível, inclusive, baixar o CDC para impressão gratuitamente no site da Fundação Procon SP.



“A venda do Código de Defesa do Consumidor não é proibida, mas quando a pessoa se passa por um agente de fiscalização, funcionário público e ainda ameaça aplicar multa, a conduta é criminosa”, ressalta a coordenadora.

O Procon orienta todos a solicitarem sempre apresentação da funcional de fiscal, a não pagarem qualquer valor ou comprarem qualquer produto e também a denunciarem o caso à Polícia.

Em caso de dúvidas e reclamações, o telefone do Procon de Mogi das Cruzes é 4798-5090.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: