Categorias
ALTO TIETÊ

Procon de Itaquaquecetuba alerta comerciantes para golpe do Código do Consumidor



O Procon de Itaquaquecetuba está alertando os comerciantes para um golpe muito comum que é a “compra obrigatória” de exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC).



Segundo a administração municipal, muitos vendedores usam o nome do próprio órgão fiscalizador para lesar os empresários com o argumento da obrigatoriedade de manter o exemplar atualizado. Essa ação é criminosa, incurso nos artigos 171 e 307 do Código Penal.



Todos os estabelecimentos devem obrigatoriamente possuir um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC), para consulta imediata, mas a aquisição pode ser feita de forma gratuita, uma vez que o documento está disponível para download e pode ser impresso pelos próprios empresários.



O secretário de Governo, responsável pelo Procon de Itaquaquecetuba, Marcello Barbosa, explica que é muito importante o comerciante saber que qualquer comercialização desse tipo é irregular. Ao constatar os possíveis vendedores, a polícia deve ser chamada pelo 190 ou ainda a Guarda Civil Municipal (GCM), pelo 153.



“Todo consumidor deve ter fácil acesso ao Código de Defesa do Consumidor, por isso, o comerciante que ainda não tem, deve providenciar, mas de forma alguma adquirir por meio de golpistas”, explica.

Dúvidas e mais informações podem ser adquiridas diretamente pelo Procon Municipal no número (11) 4642-2005

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: