Categorias
MOGI DAS CRUZES

Associação Comercial de Mogi alerta para golpe do Código de Defesa do Consumidor



A direção da ACMC (Associação Comercial de Mogi das Cruzes) está alertando os comerciantes para um golpe que voltou a ser praticado na cidade e que envolve o Código de Defesa do Consumidor (CDC).



Segundo a associação, golpistas estão visitando os estabelecimentos comerciais da cidade usando colete e crachá do Procon e falando sobre a necessidade de renovar o exemplar da legislação, que é obrigatório em todo o comércio, sob a falsa justificativa de que ele passou por atualizações em decorrência da pandemia de coronavírus e, se não for substituído, poderá gerar autuações ao estabelecimento. O intuito é convencer o lojista a comprar uma nova edição, à pronta-entrega e com menor valor (R$ 29,90).



“No passado já tivemos golpes semelhantes, que tinham o envolvimento de editoras. Desta vez, não sabemos a origem, mas fica a recomendação para que os comerciantes não efetuem nenhuma compra e, principalmente, que denunciem caso sejam abordados”, diz o presidente da ACMC, Marco Zatsuga.



A direção da Associação Comercial de Mogi ressalta que o Procon não realiza esse tipo de abordagem e garante, principalmente, que não houve qualquer alteração na legislação do CDC. Ou seja, não há qualquer exigência legal para substituição dos exemplares disponíveis nos estabelecimentos.



“Ao receber essa denúncia, rapidamente acionamos o Procon Mogi e constatamos que se trata mesmo de um golpe, pois não houve alterações na legislação e o órgão também não faz esse tipo de abordagem”, afirmou Zatsuga, acrescentando: ““É preciso que todos tenham conhecimento de que não houve mudanças e, caso tenha alguma dúvida, a orientação é que contatem o Procon Mogi ou mesmo a Associação Comercial. Mas de forma alguma devem ceder a abordagem do golpista”.

O telefone do Procon Mogi é 4798-5090 e o da ACMC é 4728-4300.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: