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Presidentes de Câmaras Municipais do Alto Tietê assinam manifesto de repúdio contra pedágios

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Presidentes de Câmaras Municipais do Alto Tietê assinaram, nesta segunda-feira (4), um manifesto de repúdio coletivo contra a instalação de pedágios nas rodovias Mogi-Bertioga (SP-98) e Mogi-Dutra (SP-88).


O encontro aconteceu na Câmara de Mogi das Cruzes, onde o presidente Marcos Furlan (PODE) e o 1º secretário, vereador Mauro de Assis Margarido (PSDB), receberam as presidentes das Câmaras Municipais de Poá, Patrícia Bin de Souza Sanches (PSDB); de Salesópolis, Rebecca Barbosa Marcondes (PDT); além do vice-presidente do Legislativo de Arujá, João Luiz Soares (PSD) — representando o presidente da Casa de Leis de Arujá, Abel Larini, PL —, e Marília de Siqueira Campos, procuradora da Câmara de Guararema, que falou em nome da presidente do Legislativo guararemense, Vanessa Martins dos Santos (PSC).

“Falei por telefone com cada um dos presidentes de legislativos da região e todos concordaram em assinar este manifesto de repúdio”, disse Furlan, ressaltando os aspectos negativos que os pedágios podem trazer: “É uma intervenção que vai atrapalhar muito a nossa economia e a nossa mobilidade urbana. Há tendência de sobrecarregar o trânsito de cidades como Poá, Ferraz e Suzano, uma vez que os usuários criarão rotas de fuga para escapar do pedágio. Além disso, não estão previstas contrapartidas para todo esse transtorno”, afirmou o vereador.

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Patrícia, da Câmara de Poá, endossou a opinião de Furlan. “Vim para deixar claro que nós, vereadores da Câmara de Poá, repudiamos a instalação desses pedágios. Isso vai trazer um impacto enorme para as famílias do Alto Tietê. E o pior: não haverá nenhum retorno. É mais triste ainda no caso de Mogi, já que a estrada foi construída com recursos municipais”.


Rebecca, presidente do Legislativo de Salesópolis, foi mais uma a assinar o Manifesto de Repúdio. “Salesópolis já tem uma Moção de Repúdio contra os pedágios, aprovada por todos os seus vereadores. Não fomos eleitos para agradar, e sim para defender os interesses daqueles que nos elegeram. Precisamos estabelecer limites, mostrar ao governador que tem certas coisas que não vamos deixar acontecer. Estamos sendo muito respeitosos, porém firmes”.

Já o vice-presidente da Câmara de Arujá, João Luiz Soares, lembrou que políticos da Região apoiaram a candidatura do atual governador Tarcísio de Freitas (REP) ao posto. “O pedágio vai atrapalhar a região imensamente. Arujá, hoje, já está ilhada. A Mogi-Dutra é praticamente a única saída. Além disso, estamos muito preocupados com o bairro Jardim Josely, na nossa cidade, que faz divisa com Mogi e Itaquaquecetuba. Aquele bairro será afetado de modo muito preocupante. Trabalhei muito para o governador Tarcísio na campanha, acreditei no seu potencial. Ele foi muito bem votado aqui na região. No entanto, confesso que estou muito triste”.

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Marília de Siqueira Campos, procuradora, falou em nome da presidente da Câmara de Guararema. “Nosso Legislativo já demonstrou a imensa insatisfação com essa praça de pedágio. Muitos guararemenses usam a Mogi-Dutra diariamente e terão valores a mais a despender”.

Sobre o projeto

Conforme antecipado em audiência pública realizada pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), o projeto de concessão do chamado Lote Litoral Paulista prevê a instalação de dois pedágios ao longo dos 17 quilômetros da Rodovia Mogi-Dutra – um na altura do quilômetro 44, em Mogi das Cruzes, com valor de R$ 1,95, e o outro já próximo de Arujá, com valor de R$ 1,45 – e um pedágio na Rodovia Mogi-Bertioga, próximo ao litoral, com valor de R$ 6,12. A cobrança será no sistema “free flow”, ou seja, sem parada e nem praças de pedágio.

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Em contrapartida, a concessão prevê investimento estimado em R$ 4,3 bilhões em diversas cidades – principalmente do litoral -, com projetos de duplicação, ampliação de vias, acessos, melhorias em dispositivos de acesso e retorno, entre outras obras de infraestrutura viária, além de serviços como atendimento por equipes de socorro mecânico, guincho, primeiros socorros e monitoramento das rodovias por sistemas de câmeras.

No último dia 14, o Governo de SP, por meio do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), aprovou a modelagem final para o leilão de rodovias do Lote Litoral. O próximo passo é a publicação do edital da concessão, que estava previsto para novembro mas acabou atrasando.

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