Prefeitos e representantes da Defesa Civil dos municípios do Alto Tietê receberam, na última sexta-feira (29), em Mogi das Cruzes, o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, para discutir o fortalecimento das ações preventivas na região e prestação de contas do órgão.
De acordo com o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), entre os anos de 2019 e 2022, a Defesa Civil Estadual destinou cerca de R$ 6,2 milhões para os municípios da região para obras de infraestrutura preventiva, serviços emergenciais e aparelhamento dos municípios, com 22 viaturas e mais de 320 equipamentos de combate a incêndio, geradores, motosserras, tendas, balsas, conjuntos de iluminação, capacetes, lanternas e megafones.
“Estamos investindo muito na ação de aparelhamento das Defesas Civis Municipais e todas as cidades do Condemat foram contempladas com viaturas e equipamentos que são necessários nas suas ações do dia a dia para a garantia da vida e da saúde da população”, disse o coronel Henguel, que citou como exemplo de ações preventivas a Operação de Estiagem, que teve início em junho e segue até setembro, e a Operação Verão.
“A Defesa Civil do Estado é um importante órgão, que tem caminhado junto aos municípios, sem distinção de tamanho ou porte, apoiando de forma imediata todos aqueles que precisam. Essa aproximação e, principalmente os investimentos, são essenciais para prevenir e controlar situações de riscos”, disse o vice-presidente do Condemat, Vanderlon Gomes, prefeito de Salesópolis.
“No momento em que mais precisamos fomos prontamente atendidos pela Defesa Civil do Estado com recursos para atender os moradores que ficaram desabrigados em razão das fortes chuvas no início deste ano. Agora, fomos contemplados com obras preventivas que vão impactar realmente a população”, disse o prefeito de Santa Isabel, Carlos Chinchilla, ao destacar a construção de uma ponte sobre o rio Parateí e outra na avenida Prefeito José Raymundo Lobo.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram e Telegram