Categorias
BRASIL

Prazo para contestar auxílio emergencial negado termina neste sábado



O prazo para contestar a solicitação do auxílio emergencial 2021 chega ao fim às 23h59 do próximo sábado (24). A contestação está aberta para trabalhadores que se inscreveram pelos meios digitais e que tiveram o pedido negado na revisão mensal de julho.



Todos os meses, o governo federal analisa os CPFs dos beneficiários para conferir se eles ainda se enquadram nos critérios para o auxílio. Em julho, 30.390 pessoas foram aprovadas para começar a receber o benefício.



A contestação pode ser realizada pelos cidadãos considerados inelegíveis e que não concordaram com os resultados deste novo lote. Confira, mais abaixo, como contestar.



Após a contestação, o pedido é reanalisado pela Dataprev, órgão de processamento de dados do governo. A partir daí, é preciso aguardar até que a nova análise da situação do benefício seja concluída.



Se a razão que motivou o cancelamento permitir contestação, o trabalhador poderá voltar a receber o benefício.

O Ministério da Cidadania afirmou que, caso não ocorra a aprovação por algum motivo de indeferimento definitivo, não será possível apresentar contestação, pois a situação que motivou o indeferimento não vai se alterar.

Pessoas que já tenham ficado inelegíveis para receber o auxílio antes e já tenham realizado a contestação, não poderão submeter nova contestação. Os bloqueios feitos a pedido dos órgãos de controle também não podem ser contestados ainda, pois estão sob análise do Ministério da Cidadania e da Dataprev.

Como contestar o auxílio emergencial negado

O requerimento com o pedido de revisão deve ser feito pelo site do Ministério da Cidadania.

Após ingressar com os dados de identificação e clicar na aba correspondente ao auxílio emergencial 2021, a pessoa deve clicar no botão: ‘contestar’. A partir daí, precisa aguardar até que seja realizada uma nova análise da situação do seu benefício.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP