Categorias
MOGI DAS CRUZES

Semae de Mogi diz que excesso de gordura causou problema na rede de esgoto no centro



O Semae de Mogi das Cruzes (Serviço Municipal de Águas e Esgotos) concluiu, na madrugada desta quinta-feira (22), a manutenção na rede de esgotos da avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, na altura do cruzamento com a rua Braz Cubas, no Centro. O reparo foi necessário devido a uma obstrução na tubulação e consequente vazamento. De acordo com a autarquia, um dos prováveis motivos foi excesso de gordura na rede, identificado pela equipe.



A finalização dos trabalhos ocorreu no período noturno pelo fato de o cruzamento ser um local de grande fluxo de veículos e pedestres e devido à complexidade do serviço, que necessitou de caminhão hidrojato – equipamento que faz o jateamento de água sob pressão para limpeza.



A autarquia pede a colaboração de proprietários de estabelecimentos que trabalham com alimentos, como restaurantes e lanchonetes, para que instalem caixas para retenção de gordura e evitem o lançamento irregular no sistema. Também é necessário manter em dia a inspeção e manutenção dessas caixas.



Ainda segundo o Semae de Mogi, além de gordura, é comum as equipes responsáveis pela manutenção retirarem das tubulações de esgoto vários detritos como pedras, pedaços de madeira e de colchão, por exemplo. São materiais que jamais poderiam estar na tubulação de esgoto.



O resultado são entupimentos e vazamentos que geram transtornos para a população, como retorno de esgoto para dentro dos imóveis, mau cheiro nas ruas e bloqueios no trânsito para os serviços de reparo, além de despesas para a autarquia devido ao deslocamento de funcionários e equipamentos.

Para atuar em manutenções relacionadas a casos desse tipo, o Semae de Mogi das Cruzes utiliza caminhões combinados, que fazem a sucção dos detritos acumulados na rede e o jateamento com água sob pressão no interior da tubulação.

Dúvidas e informações sobre a instalação de caixas de gordura podem ser obtidas pelo telefone 115 ou pelo Whatsapp (11) 99915-5145.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP