Dados divulgados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes nesta quinta-feira (29) apontam que a cidade já contabilizou 252 casos confirmados de dengue em 2024. Além disso, há 976 notificações suspeitas aguardando resultados de análise.
Para efeito comparativo, em 2023 foram registrados 64 casos de dengue na cidade, número quatro vezes menor que o contabilizado somente nos dois primeiros meses deste ano.
A Prefeitura informou que realizará ações especiais de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, nesta sexta-feira (1) e sábado (2), acompanhando a programação do Governo de SP e do Governo Federal, respectivamente.
Na sexta, os agentes comunitários percorrerão as áreas de abrangência da Estratégia Saúde da Família existentes na cidade. No sábado, os trabalhos serão executados pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Durante as visitas, os agentes irão trabalhar o tema ’10 minutos contra a dengue’, onde os munícipes são estimulados a reservar um curto tempo semanal para vistoriar seus imóveis e eliminar possíveis criadouros.
De acordo com a administração municipal, as últimas avalições de densidade larvária mostram um aumento significativo de infestações do Aedes aegypti em toda a cidade e aponta que 68% dos focos está nas residências, em situações que podem ser evitados com a remoção de baldes, potes de animais e materiais recicláveis.
“Considerando as tendências históricas, o aumento de casos era esperado para os meses de março e abril, mas estamos em crescimento desde janeiro. Por isso é fundamental juntarmos esforços para alertar e principalmente eliminar criadouros”, afirmou a secretária adjunta de Saúde de Mogi das Cruzes, Rosângela Cunha.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram, Facebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.