Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A 2ª edição do programa ‘Patrimônio em Debate’, de Mogi das Cruzes, está com inscrições abertas e podem ser realizadas online. O programa realizará um ciclo de cinco atividades, que terão como tema central de debate o patrimônio cultural da cidade.
O Departamento de Fomento e Patrimônio Histórico, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes, promoverá uma série de atividades com intuito de pensar, discutir, valorizar e planejar ações em torno das temáticas dos patrimônios materiais, imateriais e paisagísticos do município.
As atividades do programa terá início na próxima quarta-feira (17), em celebração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, e se estendem até o dia 27 deste mês. Os interessados poderão participar de bate-papos, debates, oficinas e trilhas, além da visitação guiada pelo Roteiro do Patrimônio.
A programação completa e o link do formulário para inscrições podem ser conferidos a seguir:
Programação
19 anos do COMPHAP – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes
- Data: Dia 17, quarta-feira
- Local: Auditório Casarão do Carmo
- Horário: 19h30
- Atividade: Debate
- Descrição: Em 2022, o COMPHAP celebra dezenove anos de atuação no município. O “bate-papo” contará com a presença de conselheiros para apresentarem a história do Conselho, a sua importância na defesa dos patrimônios históricos, culturais, artísticos e paisagísticos da cidade, além da prestação de um panorama das ações desenvolvidas atualmente.
- Participação: Mediante inscrição por meio do formulário online – 40 vagas
Locais de Memória: Monumentos Históricos em Debate
- Data: Dia 18, quinta-feira
- Local: Auditório Casarão do Carmo
- Horário: 19h30
- Atividade: Debate
- Palestrantes: O arquiteto Ciro Pirondi, historiador Mário Sérgio, professor e historiador Diogo Dionizio e a historiadora e Secretária de Cultura, Kelen Chacon.
- Descrição: Diante de inúmeras revoltas e intervenções ao redor do mundo, contrárias a presença de monumentos históricos de personalidades que remetem a um passado hostil, o debate visa abordar criticamente as questões de permanência ou não desses patrimônios, de modo a refletir sobre a importância da informação, da desmistificação na construção de heróis e apagamento de outros agentes sociais, bem como a necessidade da contextualização das épocas em vista do conhecimento histórico.
- Participação: Mediante inscrição por meio do formulário online – 40 vagas
Noite de Mistérios – Edição Especial Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti
- Data: Dia 19, sexta-feira
- Local: Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti
- Horário: 19h – Saída as 18h do Casarão do Carmo, para quem irá de ônibus
- Atividade: Roteiro Histórico e Cultural
- Descrição: O Projeto noturno da Secretaria de Cultura é um roteiro cultural e histórico que resgata as memórias, curiosidades e lendas da cidade. Nessa edição especial, os participantes poderão conhecer o Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti, no bairro do Santo Ângelo, o antigo Asylo e Colônia Santo Ângelo, construído em 1928 para abrigar os pacientes portadores da hanseníase.
- Participação: Mediante inscrição por meio do formulário online – Ônibus 25 vagas – Carro 10 vagas, até 4 pessoas por veículo
Ilha Marabá: Histórico e Trilha monitorada
- Data: Dia 20, sábado
- Local: Ilha Maraba
- Horário: 10h
- Atividade: Debate e Trilha
- Descrição: Presença da equipe das Secretarias de Verde e Meio Ambiente e Secretaria de Cultura e Turismo para abordar o histórico do local, a nova estrutura implementada, as atividades em andamento. Em seguida, uma trilha monitorada pela ilha ecológica.
- Participação: Mediante inscrição por meio do formulário online – 60 vagas
Oficina de Memória
- Data: Dia 27, sábado
- Local: Auditório Casarão do Carmo
- Horário: 14h
- Atividade: Oficina cultural
- Convidado: João Pedro, museólogo da USP
- Descrição: Oficina de Memória que aborda o fazer museológico e a compreensão da memória para além desses espaços e vivências.
- Participação: Mediante inscrição por meio do formulário online – 40 vagas
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900, pelo e-mail [email protected], pelo site da Secretaria Municipal de Cultura ou presencialmente na sede da pasta, que fica na rua José Bonifácio, 516, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram, Google News e Telegram