Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mais de 150 alunos da rede estadual plantam mudas no Parque Leon Feffer



Uma ação do programa de Alfabetização Ambiental, do Governo de São Paulo, levou 158 alunos das escolas estaduais de Mogi das Cruzes ao Parque Leon Feffer, em Braz Cubas, para plantarem mudas e aprenderem sobre a importância das árvores no ecossistema.



As atividades monitoradas reuniram alunos do 2º do ensino Fundamental 1 da Escola Professor Camilo Faustino de Melo e Professora Lucinda Bastos. Os estudantes tiveram contato com mudas de cana, bananeiras, pitangueiras e palmeiras-jussara, que foram plantadas pelos pequenos em uma agrofloresta – sistema de plantio de alimentos sustentável.



“Hoje ensinamos a plantar cana entre as árvores frutíferas e explicamos às crianças que, quando chupamos a cana e deixamos o bagaço no pomar, ele acaba recuperando o solo”, explicou o engenheiro agrônomo do município, Wilson de Souza Neto.



As crianças também visitaram o Viveiro de Mudas e percorreram todas as etapas do Circuito Escola, que ensina sobre compostagem, produção de mudas e seu crescimento e classificação de árvores.



“Ao ter o contato direto com a terra, a crianças se vê olhando para o futuro, para a árvore que vai crescer e dar frutos. Essa lembrança ela não vai esquecer”, avalia o subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani. “Cada plantio marca uma política de incentivar a biodiversidade e fazer de São Paulo um Estado muito mais sustentável.”

“É essencial que as crianças aprendam nessa idade sobre os rios, o ciclo das plantas e a importância das florestas”, afirmou André Miragaia, diretor da Secretaria de Verde e Meio Ambiente de Mogi, que coordena as ações de educação ambiental.

Sobre o programa

De iniciativa das secretarias estaduais de Educação e de Infraestrutura e Meio Ambiente, a meta do Alfabetização Ambiental é que cerca de 50 mil alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede pública estadual, ao concluírem o processo de alfabetização, plantem uma muda nativa de sua região. De acordo com o governo estadual, a iniciativa terá atividades em 128 municípios e 71 Diretorias de Ensino.

“Em 2020, lançaremos no início do ano letivo um período de inscrições. Com essa inscrição, providenciamos junto às Diretorias de Ensino a logística do processo”, afirmou a coordenadora do programa Alfabetização Ambiental, Maria Luiza Freire.

Desde o início de novembro, o programa já realizou o plantio de mais de 3,6 mil mudas em 18 municípios como Araraquara, Ibitinga, Itaberá e São Carlos.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *