Categorias
BRASIL

Imposto de Renda 2023: veja quando será liberada a consulta ao 3º lote de restituição



No próximo dia 31, a Receita Federal pagará o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023, cujo calendário teve início em maio e se estenderá até setembro.



Como de costume, a consulta ao 3º lote de restituição do IR será liberada com uma semana de antecedência, ou seja, a partir do dia 24 de julho.



De acordo com a Receita Federal, este será o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 que abrangerá contribuintes sem prioridade. Confira a seguir os grupos que serão contemplados:



  • Contribuintes com prioridade legal que entregaram a declaração após 10 de junho ou que tiveram pendência com a malha fina, mas depois resolveram;
  • Contribuintes com prioridade por terem escolhido a declaração pré-preenchida ou o pagamento via Pix;
  • Contribuintes sem nenhuma prioridade.

No último dia (30), a Receita depositou o segundo lote da restituição, no valor total de R$ 7,5 bilhões, a cerca de 5 milhões de contribuintes. Segundo o órgão, todos eles tinham prioridade no reembolso, incluindo pessoas que informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda ou usaram a declaração pré-preenchida; idosos acima de 80 anos; contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave; e contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.



Datas da restituição do Imposto de Renda

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro

Como consultar a restituição do Imposto de Renda

Para consultar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet e informar CPF, data de nascimento e o ano correspondente ao lote.

Como sacar a restituição do Imposto de Renda

O pagamento da restituição do Imposto de Renda é realizado na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC.

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: