Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Quatro municípios da região do Alto Tietê conquistaram a classificação máxima no Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR) de 2023. As informações foram divulgadas pelo Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê).
Entre as 645 cidades paulistas, apenas 173, o que corresponde a 27% delas, foram avaliadas com Gestão Eficiente no levantamento que atribui notas de 0 a 10 de acordo com o nível do gerenciamento dos resíduos. O ranking é elaborado anualmente pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
Já considerando somente as cidades do Alto Tietê, Salesópolis desponta no levantamento com nota de 8,2206, a seguir aparecem Suzano (7,9724), Itaquaquecetuba (7,8965) e Poá (7,6275).
Nos últimos anos, o Condemat vem apostando em projetos com o objetivo de fortalecer as ações de gestão de resíduos sólidos. Um exemplo é o Recicla Cidade, que além de promover a reciclagem na região também capacita os catadores de materiais recicláveis e estimula a criação de novas cooperativas.
Os esforços do consórcio se concentram também na elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (PGIRS-AT), no projeto piloto de combate ao descarte irregular de resíduos e, mais recentemente, no funcionamento da Usina Móvel de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC).
Ao todo, a Semil analisa 10 eixos para elaborar o levantamento, sendo que um deles é justamente os arranjos intermunicipais, característica essencial do consórcio. São analisados, ainda, ações de coleta regular e limpeza urbana; coleta seletiva e triagem; educação ambiental, e reciclagem, tratamento e recuperação, assim como outros aspectos.
Os resultados, que consideram os dados referente a 2022, apontam um avanço significativo desde a última publicação. No ranking passado, a região do Alto Tietê contava com apenas um municípios classificado como Gestão Eficiente (Poá). Os maiores avanços foram contabilizados por Suzano, que saiu de 4,83 para 7,9724, e Itaquaquecetuba, que foi de 4,87 para 7,8965.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: