No início desta semana, escolas de tempo integral da rede municipal de Mogi das Cruzes começaram a servir shimeji para os alunos. É a primeira vez que o cogumelo, que tem grande produção na cidade, é oferecido nas escolas da cidade.
De acordo com a administração municipal, nas próximas semanas, o alimento fará parte também do cardápio das escolas de período parcial. A ação é do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) e tem como objetivo levar um alimento saudável para o cardápio das escolas e fortalecer a agricultura familiar.
“Nós estamos introduzindo o shimeji no cardápio da alimentação escolar, porque é uma proteína vegetal rica em fibras e em micronutrientes que ajudam no sistema imunológico das crianças”, disse Luciene Lopes, técnica em nutrição do DAE.
A cidade produz em média 300 toneladas de cogumelos shimeji por mês, além de possuir a maior área urbana de produção do Brasil, que fica localizada no distrito de Jundiapeba. O município está entre os quatro principais fornecedores do Ceagesp, que abastecem o país.
“Mogi das Cruzes é conhecida como a capital do cogumelo devido ao seu clima ameno e úmido. Além das influências culturais advindas da imigração japonesa”, afirmou Caio Lages, diretor do DAE.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram, Google News e Telegram