Categorias
MOGI DAS CRUZES

Governo de SP anuncia melhorias de infraestrutura na Rota da Luz, que liga Mogi a Aparecida



A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur) informou que trabalha em um projeto de melhoria da infraestrutura de apoio da Rota da Luz, roteiro religioso que liga Mogi das Cruzes a Aparecida.



Com apoio da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), será entregue, nas próximas semanas, sinalização de reforço que marca o início da rota, na Estação Estudantes, em Mogi das Cruzes, além de um banner de divulgação com o mapa do trajeto, com informações sobre hospedagens e dicas em QR code.



De acordo com o Governo de SP, o percurso autoguiado de 210 Km também receberá abrigos para descanso e uma nova remessa de passaportes, disponíveis no início da rota e carimbados em cinco pontos estratégicos.



Ao passar por nove diferentes cidades, o percurso oferece ao peregrino uma vivência genuína da fé e dos costumes locais, além de estimular a produção local, a gastronomia caipira e hospedagens da região.  



O trajeto até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida conta com quase 50 hospedagens e mais de 50 pontos de apoio ao longo dos municípios que compõem a rota: Mogi das Cruzes, Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida.

De acordo com a Associação dos Amigos da Rota da Luz, o percurso deve atrair 3 mil peregrinos este ano. “As melhorias trarão ainda mais valorização dos destinos, fomento à cultura e às tradições locais”, diz Ubirajara Nunes, presidente da associação.

A Rota da Luz foi adaptada em 2016 pelo Governo do Estado para que os peregrinos deixassem o acostamento da rodovia Presidente Dutra e se deslocassem até o Santuário de Aparecida por estradas secundárias, em um trajeto que inclui fazendas, cachoeiras e muita natureza.

“A Rota da Luz é um ícone do turismo religioso e tem potencial enorme para atrair visitantes do Brasil e do exterior. Mais estruturada, favorece o turismo e o desenvolvimento local”, diz Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.  

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagram e Telegram

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP