Categorias
MOGI DAS CRUZES

Governo de SP descarta suspeita de coronavírus registrada em Mogi das Cruzes



Mesmo sem terem saído os resultados dos exames feitos pela paciente, o Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde descartou, no final da tarde de segunda-feira (3), a notificação suspeita de coronavírus registrada na última semana em Mogi das Cruzes, informou a Prefeitura.



Ainda de acordo com a administração municipal, o próprio órgão havia orientado pela notificação e monitoramento do caso, que acabou descartado diante da ausência de sintomas clínicos específicos da doença (febre e problemas respiratórios como tosse ou falta de ar) e da melhora da jovem.



Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes havia informado que a jovem estava bem e aguardava os resultado dos exames em casa.



Entenda o caso

A jovem, de 22 anos, residente na região central de Mogi, chegou de Wuhan, na China, no último dia 26 de janeiro, e no dia 29 procurou um hospital particular da cidade relatando dores de barriga e garganta.



Apesar de não apresentar perfil clínico específico do coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu orientação do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado para notificar e monitorar o caso em função do perfil epidemiológico, ou seja, o recente retorno da paciente de viagem ao epicentro da doença.

Coronavírus no Brasil

O Brasil não tem nenhum caso de coronavírus confirmado até o momento, mas monitora 14 notificações suspeitas em quatro Estados. Mesmo sem confirmações, o Governo Federal decidiu elevar o nível de alerta no país e pretende declarar emergência em saúde pública para agilizar a contratação de equipamentos sanitários e a montagem da área de quarentena que receberá os brasileiros retornados da cidade de Wuhan, epicentro do surto do novo coronavírus na China.

A Secretaria de Estado da Saúde de SP está monitorando sete casos suspeitos de coronavírus, sendo quatro na capital e três no interior (dois de Paulínia e um Americana).

Os casos que seguem em monitoramento são seis adultos, sendo quatro na capital e dois em Paulínia, e uma criança em Americana. Destes, apenas um caso de Paulínia não tem histórico de viagem à China, sendo considerado suspeito por apresentar sintomas clínicos e ter tido contato com paciente considerado suspeito.

Os familiares dos pacientes considerados suspeitos estão sendo orientados com relação às medidas necessárias para se prevenirem, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal, bem como sobre os cuidados requeridos para os pacientes, que incluem hidratação e a permanência em casa, sem circulação por outros locais e evitando contato com familiares e amigos, por exemplo.

“O monitoramento está em curso, com organismos internacionais e nacionais de saúde, e nossas equipes seguem acompanhando o tema ininterruptamente para que possamos dar respostas rápidas e efetivas quando necessário”, diz a diretora da Vigilância Epidemiológica, Helena Sato.

De acordo com o Governo de SP, é fundamental procurar o serviço de saúde mais próximo se a pessoa apresentar sintomas como febre, dificuldade para respirar, tosse ou coriza, associados aos seguintes aspectos epidemiológicos: histórico de viagem em área com circulação do vírus (consulte os sites indicados no final do texto), contato próximo caso suspeito ou confirmado laboratorialmente para coronavírus.


Veja também:


Cuidados

Os cuidados a serem tomados contra a infecção do coronavírus são os mesmos adotados para evitar outras doenças respiratórias:

  • lavar as mãos com água e sabão ou álcool, principalmente antes das refeições;
  • utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirrar;
  • evitar tocar mucosas de nariz, olhos e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal (copo, garrafa, talher, batom);
  • manter ambientes sempre ventilados;
  • evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e nossos canais no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *