Categorias
MOGI DAS CRUZES

Hospital Municipal volta a ofertar consultas de clínica médica, diz Prefeitura de Mogi



As consultas de clínica médica serão retomadas no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes nesta terça-feira (4), informou a Prefeitura, dizendo ainda que, mensalmente, serão disponibilizadas 1.628 vagas na unidade hospitalar.



A cardiologia clínica também voltou ao hospital no final do ano passado, com a realização de um mutirão para atenção à demanda reprimida, e está sendo mantido por conta da grande procura por esse tipo de especialidade no município. De acordo com a administração municipal, nos meses de novembro e dezembro foram ofertadas 400 consultas a mais de cardiologia e, a partir de janeiro, estão sendo oferecidas 350 consultas a mais de cardiologia por mês.



A Prefeitura diz que novas vagas de clínica médica também serão ofertadas em mais sete lugares: Unica – Unidade Clínica Ambulatorial, em Jundiapeba, e também nas Unidades de Saúde do Jardim Universo, Jundiapeba, Quatinga, Jardim Planalto, Jardim Aeroporto II e Jardim Piatã. “Vamos ampliar em 33% o número de equipes de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, passando de 15 para 20 equipes”, afirmou o prefeito Marcus Melo, durante evento realizado na última sexta-feira (31).



Essa ampliação atende à adequação da Atenção Básica exigida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que terá a Estratégia Saúde da Família (ESF) como base de cálculo para os repasses aos municípios. “Mogi das Cruzes possui um território muito extenso, por isso estamos implantando novas equipes em locais mais distantes. O objetivo é ampliar e qualificar o atendimento à população que reside na zona rural e bairros da divisa”, disse a secretária municipal de Saúde, Rosângela Cunha.



Segundo ela, cada caso está sendo adaptado à realidade local. Em Quatinga, por exemplo, a unidade será transformada em Saúde da Família mas, além do clínico geral previsto na equipe convencional, a Secretaria Municipal de Saúde manterá atendimentos de pediatria e ginecologia, além dos agentes comunitários para realizar as visitas casa a casa. Já os Postos de Biritiba Ussú e Taiaçupeba ganharão equipes de Agentes Comunitários de Saúde para complementar o trabalho já realizado em cada um dos equipamentos.

No Piatã, o atendimento será ampliado com a contratação do segundo médico, garantia Prefeitura, enquanto as unidades do Jardim Planalto e Jardim Aeroporto II receberão, cada uma, mais uma equipe completa. Todas as ampliações estão previstas para ocorrer a partir de março de 2020.

Veja também:

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *