Categorias
MOGI DAS CRUZES

Apesar de rumores, escola de Mogi mantém aulas após ameaça de novo massacre



Na manhã desta quarta-feira (29), mães de alunos enviaram mensagens ao Notícias de Mogi dizendo que as aulas na Escola Estadual Deodato Wertheimer estariam suspensas devido à ameaça de um novo massacre na unidade. O rumor surgiu depois que um cartaz assinado pela direção foi fixado na porta do colégio, dizendo que “por questões de segurança”, o “atendimento externo” não seria realizado nesta data.



De acordo com algumas mães, a suspensão das aulas chegou a ser confirmada por telefone com a diretoria, que teria dito, inclusive, que as provas que estavam marcadas para hoje seriam reagendadas. Entretanto, segundo informações apuradas pela reportagem junto à Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE/SP), apesar das ameaças – e do cartaz -, as aulas estão mantidas.



A secretaria não soube informar, porém, o que significa “atendimento externo” e nem por que o cartaz foi colocado. De qualquer forma, avisam que ele já foi retirado da porta da escola.



“A Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes informa que não houve suspensão de aulas em nenhuma das unidades escolares que fazem parte da diretoria. O cartaz já foi retirado e o atendimento ao público segue normalmente. Cabe reiterar que as escolas estaduais contam com a parceria com a Ronda Escolar para policiamento do entorno das unidades. A DE e as escolas estão à disposição dos pais ou responsáveis pelos alunos para quaisquer esclarecimentos”, diz a nota da SEE/SP.



Ameaças

As imagens que estão circulando pelas redes sociais mostram, em registros de telas de celular – os chamados “prints” -, que os massacres estariam sendo anunciados através de nomes de Redes de Wi-Fi que indicam, inclusive, os dias em que eles serão realizados. Essas redes devem estar sendo habilitadas pelos roteadores móveis dos celulares dos alunos.

O Notícias de Mogi recebeu imagens com ameaças nas escolas Deodato Wertheimer (dia 29/05/2019), no Mogilar; na Gabriel Pereira (dia 28/05/2019), na Vila da Prata; e no Firmino Ladeira (dia 07/06/2019), no Mogi Moderno. Confira:

Há informações, ainda, sobre o mesmo tipo de ameaça na escola Issac Grinberg, Laurinda Cardoso, Camilo Faustino e Paulo de Oliveira Melo. Não foi confirmado, no entanto, se as aulas nessas outras escolas serão realizadas normalmente.

Segundo as mães que entraram em contato conosco, os alunos estão com medo de ir às escolas, sobretudo nos dias para os quais os massacres estariam previstos.

Vale ressaltar que não se sabe se isto se trata de uma brincadeira de mau-gosto ou uma ameaça verídica.

A nota enviada pela SEE SP afirma, ainda, que assim que a Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes soube das ameaças, as diretorias das E.E. Dr. Deodato Wertheimer e E.E. Gabriel Pereira tomaram todas as providências necessárias. “Foram registrados boletins de ocorrência e solicitações de intensificação da Ronda Escolar para policiamento do entorno das unidades”.

A nota diz também que a Diretoria de Ensino e as escolas está à disposição dos pais ou responsáveis pelos alunos para quaisquer esclarecimentos.

As ameaças acontecem menos de três meses após o Massacre em Suzano, que deixou 10 mortos na Escola Raul Brasil.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *