Categorias
BRASIL

Empréstimo do Auxílio Brasil poderá ser feito pelo Caixa Tem



Nas próximas semanas já deve estar liberada no aplicativo Caixa Tem a nova modalidade de empréstimo anunciada recentemente pelo governo federal. Por meio dela, pessoas que recebem Auxílio Brasil ou Benefício de Prestação Continuada (BPC) poderão solicitar crédito consignado.



Até então, a modalidade de acesso a crédito consignado era limitada a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), além de servidores públicos.



O crédito consignado nada mais é que o empréstimo concedido com desconto automático em folha de pagamento. Por ter como garantia o desconto direto no salário ou benefício, esse tipo de operação de crédito pessoal é uma das que oferecem os menores juros do mercado, além de estar disponível também para pessoas com CPF negativado ou nome sujo.



O governo federal também ampliou a margem consignável de 35% para 40% da renda, reinstituindo o percentual que vigorou ao longo de quase todo o ano passado. Essa margem consignável é o percentual máximo da renda que pode ser usado para o pagamento desses empréstimos.



A Medida Provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro define, ainda, que 5% da nova margem consignável poderão ser destinados para saque ou amortização de despesas do cartão de crédito, um percentual já previsto e que seguirá o mesmo. O restante (35%) é para o empréstimo pessoal com crédito em conta. 

De acordo com o governo, a medida pode alcançar mais de 52 milhões de pessoas, incluindo os cerca de 30,5 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, os 4,8 milhões de beneficiários do BPC e os 17,5 milhões beneficiários do programa Auxílio Brasil. A estimativa é oferecer R$ 77 bilhões em empréstimos consignados a esse público.

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: