Categorias
MOGI DAS CRUZES

Covid-19: vereadores de Mogi pedem vacinação de pessoas com comorbidades



Foi aprovada na Câmara de Mogi das Cruzes, na última quarta-feira (24), a Moção 28/2021, de autoria do vereador Clodoaldo de Moraes (PL), que faz um apelo ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), para incluir na lista prioritária da vacina contra a Covid-19 as pessoas que comprovadamente possuem comorbidades que agravam a doença, como obesidade, diabetes, tuberculose, entre outras.



“São pessoas que estão sensíveis e que têm grandes chances de, ao contrair Covid-19, não conseguirem ter a recuperação. Um grande número tem vindo a óbito. É necessária uma atenção especial a essas pessoas”, argumentou Moraes.



No documento apresentado ao plenário, Clodoaldo apontou o grande número de pacientes com Covid-19 que apresentaram algum tipo de comorbidade, doenças muitas vezes desconhecidas pelos próprios pacientes. O vereador ainda lembrou que os atendimentos médicos considerados não essenciais foram suspensos, dificultando ainda mais a identificação dessas doenças.



A vereadora Inês Paz (PSOL), parabenizou Clodoaldo pela iniciativa e criticou a falta de coordenação do governo federal durante a pandemia. “Se tivesse tido um plano nacional de vacinação ou se o Governo estivesse preocupado com a vida dos brasileiros, nós teríamos vacina para atender toda a nossa população a curto prazo”, afirmou.



O presidente da Câmara, Otto Rezende (PSD), também demonstrou apoio à Moção. “Espero que essa Moção chegue ao governo federal para que a gente se lembre dessa população que tem nos procurado e preocupada sobre quando a vacinação começará. Porque eles sabem que a preocupação com eles é muito maior”, afirmou.

“Não estamos falando de meia dúzia de pessoas mais de milhares de que estão nesse grupo de portadoras de comorbidades silenciosas e que merecem ser tratadas de forma diferenciada”, finalizou o vereador Edson Santos (PSD).

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP