Para quem vem estudando há muito tempo para ingressar na carreira pública, há diversas oportunidades previstas em concursos previstos para 2023. O governo federal autorizou, até o momento, a abertura de quase 10 mil vagas para recompor o quadro do funcionalismo, defasado nos últimos anos.
A defasagem é evidenciada pelo atraso da análise de processos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), aumento da fila nos serviços de saúde, desassistência a povos indígenas com redução do quadro da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Quem se interessa pelas vagas do serviço público federal, já pode se preparar ou aumentar o ritmo de estudos. Para este ano, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) já autorizou 9.637 vagas para concursos federais.
Só no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) serão disponibilizadas 8.141 vagas. Já no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação serão 814 vagas de nível superior.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos já autorizou também a realização de concursos públicos para preenchimento de cargos no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Vale ressaltar que o MGI apenas autoriza o concurso público. A publicação do edital e realização do certame cabe a cada órgão autorizado. O prazo para divulgação do documento e abertura do concurso, geralmente, é de seis meses.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse, em abril, que até o fim deste ano devem ser anunciados três blocos de concursos públicos para recomposição de pessoal.
*com informações da Agência Brasil
Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram