Categorias
MOGI DAS CRUZES

Câmara de Mogi repudia declaração de Bolsonaro sobre enfermeiros



Os vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovaram, na última terça-feira (20), por unanimidade, uma moção de repúdio (65/2019) a uma declaração do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), que teria desvalorizado a classe dos enfermeiros.



Durante entrevista à jornalista Leda Nagle, no último dia 5, Bolsonaro falou sobre o processo de revalidação do diploma médico, feita através do exame Revalida, criado em 2011. Segundo o presidente, a partir de agora, os médicos que não passarem no Revalida podem “arranjar outra profissão ou ficar como enfermeiro ganhando menos”.



A fala incomodou sobretudo o vereador Rodrigo Romão (PCdoB), que é formado em enfermagem e autor da moção de repúdio à declaração do presidente. Além de comparar os profissionais de enfermagem a uma subcategoria, ignorando as exigências legais para o exercício profissional da Enfermagem no Brasil, a fala demonstra a desvalorização de uma profissão reconhecida em todo o mundo como essencial para melhorar a cobertura e o acesso à saúde. Vinda do Presidente da República, é inaceitável”, disse Romão, no documento apresentado ao Plenário.



O parlamentar ainda lembrou que a enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício.



Posicionamento do Coren/SP

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) também publicou, na última semana, uma nota de repúdio à declaração de Bolsonaro.

“A fala demonstra uma visão ultrapassada e deturpada da atuação da enfermagem. Mais de dois milhões de profissionais brasileiros sofrem com a falta de valorização e de reconhecimento, tendo bandeiras como piso salarial, jornada de 30 horas semanais e local adequado para descanso ignoradas há anos pelos poderes legislativo e executivo. Além disso, visões preconceituosas e desprovidas de qualquer conhecimento sobre a prática ainda têm a enfermagem como auxiliar dos médicos”, diz a nota.

“O Coren-SP rechaça a fala do presidente, que inferioriza a enfermagem perante a medicina, lembrando que os profissionais de enfermagem representam a maior força de trabalho da saúde do Brasil, estando presentes em todas as fases da vida dos indivíduos, desde atuação em pré-natal até os cuidados paliativos”.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

4 respostas em “Câmara de Mogi repudia declaração de Bolsonaro sobre enfermeiros”

Com referência a fala de Bolsonaro, novamente a esquerda suja distorcendo o que ele quis dizer, tinha que partir de um vereador comunista. Quem ganha mais um médico ou um enfermeiro?, ele se referiu em termos de ganho, as duas profissões são importantes, estão atreladas, mas a do médico é mais valorizada em termos de ganho. Essa moção de repúdio é inapropriada e oportunista, coisa da esquerda suja.

Pcdob só serve pra apoiar leis que favorecem bandidos e leis que atentam contra a vida a última deste partido canalha é um projeto do tal Orlando que quer aprovar uma PL onde o pai vai poder casar se com a filha e apartor da e ter relações com ela agora vem esse vereadorzinho querrndo deturpar a fala do presidênte agora tudo é motivo pra rebater o que o presidênte fala vocês do pcdoB deveriam aprovar projetos que visam a segurança e a paz a população cadê vo ês que não aprovam castração quimica para acabar com os ataques as mulheres vocês são bons em mentir para a população isso sim tomem vergonha na cara

Tinha que ser vereador do PC do B sempre distorcendo o que o presidente fala. Essa raça nojenta só sabe repudiar, reclamar das coisas boas que o governo está fazendo. Toma vergonha na cara e começa a somar, não dividir o nosso país.

PRIMEIRO que ninguém aqui de Mogi tem um pingo de moral de falar algo do nosso Presidente, SEGUNDO que um vereador do PCdoB que vá a merda, estão querendo aprovar casamento entre pai e filha e agora estão montando uma bosta de bota de repúdio ao Presidente kkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *