Categorias
MOGI DAS CRUZES

Câmara de Mogi aprova projeto que regulamenta locação de bicicletas e patinetes



Foi aprovado, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes de terça-feira (12), o Projeto de Lei 49/2019, de autoria do vereador Caio Cunha (PV), que regulamenta a locação (ou compartilhamento) de bicicletas e patinetes no município. A regulamentação abrange tanto os sistemas com estruturas físicas quanto aqueles controlados automaticamente por aplicativos ou outras tecnologias.



A proposta traz diversas normas para o funcionamento dos serviços, entre elas a obrigatoriedade do cadastro das empresas na administração pública, o cuidado em não obstruir as vias públicas e o compartilhamento dos dados da viagem com a Prefeitura de Mogi, tais como duração do trajeto, origem e destino das viagens e avaliação – por parte dos usuários – do serviço prestado.



As empresas que pretenderem explorar o serviço de compartilhamento de bicicletas e afins no município terão que oferecer os equipamentos de segurança necessários aos usuários, além de se responsabilizar pelo recolhimento dos transportes na cidade – caso a devolução não seja feita nas estações de entrega.



“Esse tipo de transporte alternativo já se encontra nas principais cidades do país, como Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo”, argumentou Cunha.



O Projeto foi aprovado com uma emenda supressiva, apresentada pelo próprio autor, que tirou da propositura as expressões “patins e skates”. De acordo com Cunha, a emenda corrige questões redacionais do projeto.

Cacio Cunha (PV) é autor da proposta que regulamenta a locação de bicicletas e patinetes em Mogi das Cruzes

Tramitação

Antes de ser votado pelo Legislativo, o Projeto de Cunha passou pelas Comissões Permanentes de Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; Indústria, Comércio, Agricultura e Direito do Consumidor; Obras, Habitação, Meio Ambiente, Urbanismo e Semae e Transportes e Segurança Pública.

Foto: Ciete Silvério / Governo de São Paulo

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *