Categorias
MOGI DAS CRUZES

Câmara de Mogi institui Semana de Combate à Violência Contra a Mulher

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (4), o Projeto de Lei 25/2019, que institui a Semana Municipal de Combate à Violência Contra a Mulher. No projeto apresentado ao Plenário, o vereador Diegão Martins (MDB), autor da iniciativa, destacou o trabalho da Patrulha Maria da Penha, criada no município em 2018.


De acordo com o Projeto de Lei, a Semana de Combate à Violência contra a Mulher ocorrerá no mês de março e contará com ações que visarão divulgar a Lei Maria da Penha (11.340/2006), apoiar práticas que se proponham a garantir do direito das mulheres em todos os aspectos, estimular o combate à discriminação e todas as formas de violências física ou verbal, bem como o assédio moral e sexual contra mulher, entre outras medidas. As ações serão realizadas em escolas, empresas e instituições que queiram receber palestra sobre a temática.

Leia também:  Prefeita, vice-prefeito e vereadores de Mogi das Cruzes são diplomados

“É um projeto que nem eu nem ninguém gostaria de estar apresentando pois é uma triste realidade. Obtive alguns dados e vi que os casos de violência contra a mulher vêm aumentando de forma monstruosa”, ressaltou Diegão.


A Comissão Permanente de Justiça e Redação, no parecer, apresentou uma emenda supressiva, retirando do Projeto os artigos 3º e 4º, que determinavam que as ações da Semana de Combate à Violência Contra a Mulher fossem feitas por profissionais da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes. A Comissão entendeu que tais determinações invadem a competência privativa do Executivo. A emenda da Comissão de Justiça e Redação foi aprovada por unanimidade.

Leia também:  Câmara de Mogi aprova lei para reverter créditos não utilizados de vale-transporte em melhorias no transporte público

Os vereadores Francimário Vieira Farofa (PL), Fernanda Moreno (MDB), Maurinho do Despachante (PSDB), Jean Lopes (PL), Edson Santos (PSD), Iduigues Martins (PT), Mauro Araújo (MDB) e Caio Cunha (PODE) parabenizaram Diegão pela iniciativa e se posicionaram a favor da propositura.

“Quanto mais a gente falar contra a violência contra a mulher é importante para que possamos conscientizar”, afirmou Fernanda.

“São medidas como essa que vão ajudar muito a resolver essa lamentável situação que ocorre, não somente em Mogi das Cruzes, mas em todo o país”, completou o vereador Fafofa.

Leia também:  Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo é aprovada na Câmara de Mogi das Cruzes

“Tudo o que diz respeito a poder fomentar esse tipo de trabalho é muito bem-vindo e o vereador Diegão tem agido com muito trabalho e dedicação. Parabéns”, comentou Maurinho do Despachante.

“É importante que o poder público dê bastante modernidade nessa questão. A Patrulha Maria da Penha tem feito um papel extraordinário”, disse Jean Lopes.

“Temos muito trabalho pela frente pois é uma cidade com 500 mil habitantes e a delegacia da mulher não é 24 horas”, finalizou o vereador Edson Santos

Compartilhe essa notícia: