Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou por unanimidade, na sessão ordinária de terça-feira (3), o Requerimento 16/2020, que consignou na ata da sessão votos de aplausos e congratulações ao cabo PM Nilton Geia e ao soldado PM Josué Siqueira Cavalcante Júnior, ambos do 17° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano de Mogi das Cruzes.
Isto porque o cabo PM Nilton Geia salvou uma criança vítima de afogamento com os procedimentos iniciais de reanimação cardiopulmonar. Já o soldado PM Josué socorreu uma criança de apenas 20 dias em Pindorama através da manobra de Heimlich (método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho), após a bebê ter se engasgado durante a amamentação.
O vereador Caio Cunha (PV), autor da homenagem, fez o uso da palavra para enaltecer o trabalho da Polícia Militar no Estado de São Paulo (PM/SP). “Coloquei-me no lugar dessas mães que foram solicitar o serviço de vocês. No momento de desespero elas foram pedir ajuda para a instituição que mais tem protegido o cidadão no Estado de São Paulo: A Polícia Militar. É um ato simples, muito simbólico mas, acreditem, é com muita verdade”, disse.
Motivado pelo socorro prestado pelo soldado PM Josué Josué Siqueira Cavalcante Júnior, que salvou a bebê, Cunha também apresentou um projeto de lei que institui a denominada “Lei Cavalcante”, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos hospitais e maternidades fornecerem aos pais ou responsáveis de recém-nascidos orientações e treinamentos de primeiros socorros voltados para situações de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita de neonatos, e dá outras providências. A propositura apresentada foi considerada objeto de deliberação pelos vereadores.