Categorias
MOGI DAS CRUZES

Câmara de Mogi das Cruzes aprova instalação de botão do pânico nas escolas municipais



Em sessão realizada nesta quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Lei n° 54/2023, que permite a instalação de botão do pânico nas escolas públicas do município.



De autoria do vereador e presidente da Casa de Leis, Francimário Vieira (PL), o projeto tem como intuito oferecer uma medida de proteção em caso de furtos, roubos ou até mesmo ataques às instituições de ensino, a exemplo do que já aconteceu em Suzano e São Paulo.



“O presente projeto visa promover uma rápida resposta das forças de segurança a alunos, professores e demais funcionários em caso de emergências. A intenção é que, uma vez acionado, o botão do pânico dispare um alarme que vai ressoar junto às forças de segurança de nossa Cidade. Isso vai garantir a segurança das nossas crianças. Antigamente, isso só acontecia nos Estados Unidos. Depois, houve atentado até aqui do lado, em Suzano, na Escola Raul Brasil. Que os pais possam ficar tranquilos”, disse o vereador.



Segundo o projeto, o dispositivo de segurança deverá ficar em espaço de acesso restrito a fim de evitar o acionamento desnecessário. Além disso, o equipamento terá conexão com alarmes sonoros de alto volume a fim de avisar a comunidade no entorno, além do público interno.



Para receber a instalação do botão do pânico, as escolas terão que atender critérios com relação ao número de alunos e o histórico de incidentes de bullying.

O projeto aprovado prevê que, no primeiro ano de funcionamento da lei, cerca de 10% das unidades de ensino municipais de Mogi das Cruzes deverão ter sido beneficiadas com os aparelhos. Ao final do segundo ano de validade da legislação, esse patamar precisará atingir a 30% das escolas e, no quinto ano de vigência da norma, 100% das unidades de ensino deverão contar com o recurso de segurança.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: