O novo secretário municipal de Esporte e Lazer de Mogi das Cruzes, Ewerton Komatsubara, foi apresentado nesta terça-feira (9) pelo prefeito Caio Cunha e pela vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler em uma coletiva de imprensa realizada no Ginásio Hugo Ramos.
Caio Cunha disse que conhece o novo secretário há 30 anos e afirmou que Komatsubara sempre elaborou bons projetos para a área, que agora serão colocados em prática. “A vinda do Ewerton tem muito a ver com o que pensamos para a área do esporte”, declarou o prefeito.
Komatsubara falou sobre seus planos e disse que quer “inverter a pirâmide”, levando o esporte para toda a cidade, principalmente para as comunidades mais afastadas. Para ele, a prática esportiva entre as crianças e jovens é uma ferramenta valiosa de formação, que estimula a saúde e a dedicação aos estudos.
“O esporte deve fazer parte da vida das novas gerações de mogianos, estimulando os meninos e meninas a valorizarem e respeitarem a família, o que consequentemente traz melhorias na escola e na formação do corpo e da mente”, disse, acrescentando que pretende deixar um legado: “Quero deixar algo positivo para nossos filhos e netos”, disse ele.
Para isso, o novo secretário pretende valorizar a transparência e o diálogo com os profissionais de Educação Física que atuam na secretaria. “Esses professores que atuam na linha de frente conhecem bem a situação dos jovens, vivem a realidade e precisam ser ouvidos. Vamos implantar uma metodologia de trabalho que valorize a participação de todos”, comentou.
O esporte de alto rendimento não será esquecido, segundo Komatsubara. O novo secretário promete trazer sua experiência internacional no basquete para melhorar aspectos e também espera buscar intercâmbios com equipes estrangeiras – que devem beneficiar várias modalidades, e não apenas o basquete, que é tradicional em Mogi das Cruzes. “Já estamos inclusive trabalhando em alguns pontos neste sentido”, disse.
Participaram da apresentação o presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Otto Rezende, e os vereadores Edson Alexandre Pereira, Mauro Mitsuro Yokoyama, Marcos Furlan e Eduardo Hiroshi Ota, além de esportistas de várias modalidades.
Sobre o secretário
Ewerton Komatsubara é mogiano, ex-jogador de basquete, professor e empresário de atletas. Atuou na equipe do Report Suzano. Na década de 90, mudou-se para o Japão, onde defendeu a equipe da Panasonic. Retornou a Mogi das Cruzes em 2011 e participou do projeto de construção do Mogi Basquete, permanecendo na equipe até 2016. Retornou ao Japão em 2017, onde atuou na liga profissional do país.