Categorias
MOGI DAS CRUZES

Caio Cunha anuncia ‘fase crítica’ e restringe circulação de pessoas em Mogi das Cruzes



Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, realizou uma coletiva de imprensa virtual na tarde desta sexta-feira (19) para anunciar que a cidade entrará, a partir de segunda (22), na ‘fase crítica’ da quarentena, com aumento de restrições e protocolos para tentar combater o avanço do coronavírus.


Durante esta nova classificação, que inicialmente vai durar por 10 dias, a circulação de pessoas nas ruas ficará proibida 24 horas por dia – e não mais somente das 20h às 5h, conforme a determinação do governo estadual. Segundo Caio Cunha, as pessoas poderão sair de casa somente para se dirigir a supermercados ou realizar alguma atividade necessária ou importante. Caso contrário, poderão ser abordadas e receber orientação para voltar para casa.

O prefeito, que afirmou ainda não se tratar de um ‘lockdown’, disse que supermercados poderão funcionar 24 horas por dia, no entanto, com maior restrição de público (uma pessoa a cada 20 metros quadrados).


Caio Cunha anunciou, ainda, que o esquema de drive-thru disponibilizado para o comércio no centro de Mogi das Cruzes ficará suspenso durante a chamada ‘fase crítica’ da quarentena. Com relação à abertura dos estabelecimentos comerciais e de serviços, continuam valendo as restrições impostas pela ‘fase emergencial‘ do Plano SP.


O secretário municipal de saúde, Henrique Naufel, que também participou da coletiva, afirmou a atual situação é muito mais grave que a de 2020, quando Mogi enfrentou a primeira onda de Covid-19. “No ano passado, no pico da pandemia, entre junho e julho, tínhamos 77 leitos [de UTI], e o máximo que alcançamos foi 46% de ocupação. Hoje dobramos o número de leitos e estamos com mais de 100%”, disse ele.

Segundo Naufel, há 159 pacientes internados no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, onde funciona o Centro de Referência do Coronavírus na cidade, sendo que a unidade possui 124 leitos operacionalizados. “Mais de 20% de ocupação acima do total”, acrescentou.

Veja também:

Clique aqui e confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e região

Compartilhe essa notícia: