Categorias
ALTO TIETÊ

Condemat defende mais restrições e estuda antecipação de feriados no Alto Tietê



O Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) declarou ontem (18), em ofício destinado ao governador João Doria, apoio ao endurecimento das medidas restritivas na Região Metropolitana do Estado. A antecipação dos feriados, como alternativa para diminuir o fluxo de pessoas nas ruas, está sendo estudada pelos municípios.



O consórcio intermunicipal classifica a situação como caótica em toda a região. “Com os sistemas de saúde já colapsados, inclusive com registro de óbitos de pacientes que aguardavam vagas em leitos de UTI e o aumento contínuo nos novos casos e óbitos por coronavírus”, informou o Condemat.



Há duas semanas a taxa de ocupação de leitos de UTI na região do Alto Tietê se mantém acima de 90%. Nesta semana o índice de ocupação em leitos de enfermaria ultrapassou 100% na maioria dos municípios. A situação é mais crítica nos municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano, onde os índices chegaram a 100% na UTI.



De acordo com o presidente do Condemat, Rodrigo Ashiuchi os prefeitos já vêm estudando medidas mais rígidas em cada munícipio, porém concordaram que para que elas funcionem é necessário que seja adotado em toda a região metropolitana. Na opinião deles, uma decisão isolada não surtiria o efeito desejado, entre outras razões, pela conurbação existente entre as cidades e a circulação do transporte público comum, em especial, o sistema estadual de trens e ônibus, que interliga as cidades.



“Nestas duas últimas semanas estamos vendo que todo o nosso esforço em ampliar os leitos e aplicar medidas restritivas não está sendo suficiente para conter o avanço do vírus na região e que a nossa principal arma continua a ser o distanciamento social. Fazemos o máximo para evitar o recrudescimento das restrições, pois sabemos o quanto afeta a economia de milhões de famílias, no entanto, com o cenário atual, restam poucas alternativas”, disse Ashiuchi, que também é prefeito e Suzano.

Desde o início da pandemia, a região do Condemat (Alto Tietê, Guarulhos e Santa Branca) já registrou 113.664 casos da doença e 4.790 vítimas fatais. Somente ontem (17) foram registrados 66 óbitos, o recorde do ano. Nos últimos 14 dias, tanto o número de novos casos, quanto o de óbitos, subiram cerca de 20%, com relação aos 14 dias anteriores.

“Esperamos do governador João Doria uma decisão de maneira regionalizada para que possamos garantir resultados mais rápidos e efetivos e retomar às atividades nos municípios com segurança para todos”, completou o presidente.

Mais cedo, o Consórcio Intermunicipal do ABC também manifestou apoio ao endurecimento das regras. Fazem parte do Consórcio do ABC os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Clique aqui e confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: