Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi estuda abrir hospital de campanha na Maternidade Municipal



Com a ocupação máxima dos leitos destinados a pacientes com Covid-19 em Mogi das Cruzes, a Prefeitura estuda a possibilidade de abrir um novo hospital de campanha na estrutura que está sendo construída para se tornar a Maternidade Municipal, em Braz Cubas.



“Estamos avaliando a possibilidade de aproveitar a estrutura da Maternidade Municipal para abrir um hospital de campanha. Entendemos que é melhor investir em uma estrutura própria e já existente do que alugar uma estrutura provisória. Estamos correndo para garantir a utilização desse espaço nos próximos meses”, publicou o prefeito Caio Cunha (PODE) nas redes sociais.



Na última quarta-feira (17), Cunha visitou as obras da Maternidade Municipal acompanhado do secretário de saúde, Henrique Naufel, e da secretaria de obras, Leila Alcântara Galvão. Ele disse que conversaram com a empresa responsável pela construção do equipamento para avaliar a possibilidade de agilizar o avanço da obra. A ideia, segundo o prefeito, é utilizar um ou dois andares do hospital para implantar novos leitos de UTI e enfermaria para atender a demanda que vem causando a superlotação dos hospitais municipais e estaduais da cidade.



“Tem muita gente que confunde o que é um hospital de campanha. Tem gente que acha que o hospital de campanha tem que ser naquele modelo de tenda, e não necessariamente é. A gente entende que é muito mais interessante investir recurso público em ambientes públicos que criar toda uma estrutura para isso”, disse Caio Cunha em uma transmissão ao vivo realizada na noite de quarta.



No ano passado, com o aumento dos casos de coronavírus na cidade, o então prefeito Marcus Melo (PSDB) decidiu construir um hospital de campanha no modelo de tendas na Avenida Cívica, no Mogilar. A estrutura, que foi aberta com 200 leitos de enfermaria e investimento inicia de R$ 2,8 milhões, ficou em funcionamento por 99 dias, entre 24 de maio e 31 de agosto de 2020. Ainda de acordo com a administração municipal, 496 pacientes com Covid-19 foram tratados no local, sendo que pouco mais de 40 precisaram ser transferidos a outros hospitais devido à complicações da doença. O restante recebeu alta e se recuperou da Covid-19.

Sobre a Maternidade Municipal

Localizado na Rua Francisco Afonso de Melo, no terreno que abrigou o antigo fórum distrital, a Maternidade Municipal Prefeito Manoel Bezerra de Melo terá oito mil metros quadrados de área total, sete pavimentos e um investimento de R$ 35 milhões. A previsão da administração municipal é de que obra seja concluída até abril de 2022.

Quando pronta, a Maternidade Municipal disponibilizará 89 vagas, das quais 54 leitos para mulheres, além de 10 leitos de UTI Neonatal, 10 leitos de cuidados intermediários e UTI Adulto, entre outros espaços especializados. A capacidade estimada, segundo a Prefeitura, será de 500 partos por mês.

Prefeitura de Mogi das Cruzes

Clique aqui e confira as últimas notícias sobre o coronavírus em Mogi das Cruzes e região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: