A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou, na manhã desta quinta-feira (22), a ação ‘Só um minutinho’, que visa conscientizar a população sobre a necessidade de respeitar as vagas de estacionamento destinadas a pessoas com deficiência.
A operação foi feita na rua Coronel Souza Franco, no quarteirão entre as ruas Coronel Moreira da Glória e Doutor Deodato Wertheimer. Ela faz parte das programações da Semana Nacional do Trânsito e do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quarta-feira (21).
Cadeiras de rodas foram colocadas em vagas de estacionamento. Em cada uma delas, um cartaz lembrava justificativas dadas por motoristas para pararem em vagas exclusivas sem ter o direito, como ‘é só um minutinho’, ‘volto já’, ‘é rapidinho’, entre outras.
“As vagas exclusivas não são um privilégio. São um direito das pessoas com deficiência e estão em pontos tecnicamente definidos, de acordo com locais de interesse, estrutura de acessibilidade, entre outros fatores. O respeito a estas vagas é fundamental para termos uma cidade mais humana e acessível”, disse a secretária municipal de Mobilidade Urbana de Mogi das Cruzes, Cristiane Ayres.
Após a realização da operação ‘Só um minutinho’, as equipes foram até o cruzamento das ruas José Bonifácio e Doutor Deodato Wertheimer para uma ação sobre o respeito à faixa para pedestres.
As atividades foram realizadas a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Copede).
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram, Google News e Telegram