Categorias
MOGI DAS CRUZES

Avenida Engenheiro Miguel Gemma, em Mogi, terá teste de faixa reversível nesta quarta



A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Mogi das Cruzes informou que fará, nesta quarta-feira (16), um teste de operação para uma nova faixa reversível na avenida Engenheiro Miguel Gemma, no Socorro. A medida valerá no sentido bairro-centro, no trecho entre as avenidas Júlio Perotti e Santa Rita. A faixa poderá ser usada por veículos leves, de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h.



De acordo com a pasta, o comportamento do trânsito e dos motoristas será analisado pela equipe técnica e, apresentando bons resultados, a intervenção será implantada definitivamente a partir da próxima segunda-feira (21).



O projeto de implantação da faixa reversível faz parte das ações para tentar melhorar a fluidez do tráfego de veículos entre a Região Leste e os bairros próximos ao Centro de Mogi das Cruzes, principalmente no horário de pico da manhã, quando as pessoas estão se dirigindo para o trabalho ou para a escola. 



Na prática, durante o período de validade da faixa reversível, os motoristas de veículos leves que trafegam no sentido bairro-centro da avenida Engenheiro Miguel Gemma poderão continuar na via após o encontro com a avenida Júlio Perotti e chegar à avenida Santa Rita. De lá, eles poderão utilizar a via para acessar a avenida Vereador Narciso Yague Guimarães ou seguir para a região central pelo bairro do Socorro. 



Caminhões, ônibus e os motoristas que têm com destino Cezar de Souza permanecerão utilizando a avenida Júlio Perotti e, posteriormente, a avenida João XXIII.

O funcionamento da faixa reversível na avenida Engenheiro Miguel Gemma também deverá ter reflexos positivos na avenida João XXIII, uma vez que tirará parte do fluxo que atualmente utiliza a via e que passará a trafegar pela avenida Santa Rita. 

No dia 21 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana já implantou uma faixa reversível na avenida Pedro Romero, entre o distrito de Cezar de Souza e o bairro do Rodeio. A faixa reversível opera das 7h às 9h, de segunda a sexta-feira e amplia a capacidade de circulação de veículos pela via durante o horário de pico da manhã, ao mesmo tempo, oferece uma opção para os motoristas que utilizam a avenida Francisco Rodrigues Filho. 

Avenida Manoel Bezerra Lima Filho

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informou também que, na quinta-feira (17), fará testes para melhorias para o motorista que estiver na pista sentido bairro-centro da avenida Vereador Narciso Yague Guimarães e deseja acessar a avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, em direção à Vila Nova Mogilar. Da mesma forma que na faixa reversível da avenida Engenheiro Miguel Gemma, os resultados serão analisados e, em caso positivo, a implantação definitiva ocorrerá no dia 21. 

De acordo com o projeto, os motoristas que deixam a Narciso Yague terão acesso livre à direita para acessar a Manoel Bezerra, sem a necessidade de parada, como atualmente. A medida valerá de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, e deverá trazer reflexos positivos para o trânsito de veículos nas duas avenidas, que hoje apresentam períodos de lentidão durante a manhã.

Para a operacionalização do acesso livre, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana implantará sinalização com cones para separar as duas faixas da avenida Manoel Bezerra Lima Filho, em direção à região da linha férrea e a praça Kazuo Kimura. Assim, os motoristas que vêm da região do Socorro utilização a pista da direita, enquanto o acessarem a via pelo semáforo da praça Gebrail Sawaya circularão pela faixa da esquerda.

Ainda segundo a administração municipal, agentes municipais de trânsito serão deslocados para acompanhar os testes da faixa reversível na avenida Engenheiro Miguel Gemma e do acesso à avenida Manoel Bezerra de Lima Filho para orientar os motoristas. 

Clique aqui e confira as últimas notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: