Categorias
MOGI DAS CRUZES

Após alerta para onda de calor, Semae de Mogi das Cruzes recomenda economia de água



O Semae de Mogi das Cruzes (Serviço Municipal de Água e Esgoto) está recomendando economia de água após ao alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para uma nova onda de calor, incluindo nível vermelho (grande perigo) em algumas regiões.



No Estado de SP, as temperaturas mais altas estão previstas para o interior, no entanto, os dias serão quentes também em Mogi das Cruzes e região, com aviso amarelo (perigo potencial) e máximas de 34º no sábado e no domingo. A sensação térmica pode chegar aos 36°C – clique aqui para conferir a previsão completa.



De acordo com o diretor-geral do Semae de Mogi das Cruzes, Francisco Cochi Camargo, o uso consciente da água deve ser constante, mas precisa ser intensificado com a onda de calor, que faz aumentar a demanda. “Pedimos a todos que evitem o desperdício, para que possamos manter os níveis dos reservatórios e, dessa forma, não falte para ninguém. E aproveitamos também para, novamente, enfatizar a importância da caixa d’água nas residências”, disse ele.



As boas práticas para economia de água incluem fechar a torneira ao escovar os dentes, fazer lavagens de roupas sempre com a máquina cheia (apenas quando tiver carga suficiente para completá-la), além de identificar e reparar possíveis vazamentos internos.



O chuveiro é considerado um dos principais meios de desperdício. Durante o banho, desligá-lo enquanto se ensaboa o corpo pode representar uma redução de 80 litros de água consumida, dependendo do tempo de banho. Em um mês, são 2,4 mil litros de água (por pessoa) que deixam de ir desnecessariamente para o ralo.

Dicas para economizar água

  • Tome banhos de, no máximo, 5 minutos, e feche o chuveiro enquanto se ensaboa;
  • Feche a torneira enquanto escova os dentes (ou, melhor ainda, use um copo com água);
  • Se utiliza máquina de lavar, faça isso com o equipamento cheio (apenas quando tiver carga suficiente para completá-lo)
  • Feche a torneira ao ensaboar as louças;
  • Evite utilizar a mangueira para lavagem de veículos. Opte pelo balde;
  • Evite a mangueira para regar plantas. Use regador;
  • Não use mangueira para limpeza de calçada. Utilize vassoura;
  • Sempre que possível, reutilize água (a água que sai da máquina de lavar, por exemplo, pode ser usada para lavar quintal, banheiro, calçada etc.);
  • Não utilize o vaso sanitário como lixeira;
  • Identifique possíveis vazamentos internos e, se constatados, faça os devidos reparos.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: