Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi discute medidas para prevenir acidentes de trânsito

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Na quinta-feira (25), uma reunião realizada na Prefeitura de Mogi das Cruzes pelo Comitê Municipal de Segurança Viária discutiu ações que pudessem diminuir o número de acidentes de trânsito na cidade. O encontro contou com a participação de representantes de órgãos que atuam diretamente na segurança no trânsito e atendimento a emergências: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran, Polícia Rodoviária, Samu e Diretoria Regional de Ensino, além da própria Prefeitura.


“As discussões dentro do Comitê são importantes para que haja uma troca de experiências e também para que possa ser feito um trabalho integrado buscando a diminuição no número de acidentes e mortes no trânsito. O principal objetivo é salvar vidas”, disse o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.

Leia também:  Mara Bertaiolli recebe secretários estaduais para discutir obras de saneamento básico e na CPTM

De acordo com dados do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), no mês de junho foram atendidos 314 acidentes com vítimas em vias de Mogi das Cruzes. “Este é um número que queremos diminuir. Para a próxima reunião, será feito um detalhamento destas ocorrências, indicando as vias com acidentes para que possam ser adotadas medidas para minimizar os riscos”, afirmou Almeida.


Com o objetivo de diminuir estes números, a Secretaria Municipal de Transportes diz que vem desenvolvendo uma série de ações buscando um trânsito mais seguro e humano em Mogi das Cruzes. Durante o mês de maio, por exemplo, foram desenvolvidas ações educativas do Movimento Maio Amarelo que impactaram cerca de 200 mil pessoas, direta ou indiretamente.

Leia também:  Entenda o projeto do Governo de SP para retirada das passagens em nível de Mogi das Cruzes

Outra medida que está prevista para o mês de agosto é a realização de uma edição do Projeto Escola na região da avenida Kaoru Hiramatsu. O trabalho deverá atender cerca de 1,5 mil alunos do Cempre Vereador Ivan Nunes Siqueira, da Creche Jesus Bom Pastor, do CEI Doce Lar e do CEI Solzinho Feliz. A iniciativa desenvolve medidas voltadas à educação para o trânsito e melhoria da segurança viária em unidades de ensino e no entorno, inclusive com melhorias de sinalização e ações de engenharia de tráfego.

Além das ações voltadas à educação para o trânsito, a Prefeitura afirmou que vem realizando serviços de engenharia de tráfego buscando a melhoria na segurança viária, como, por exemplo, a implantação de 300 rampas de acessibilidade em toda a cidade, 15 lombofaixas, 30 lombadas e 1.000 metros quadrados de readequações geométricas.

Leia também:  Prefeitura de Mogi realiza operação para combater desrespeito à Lei do Silêncio e à Lei Seca

Outra providência em andamento é a sinalização de 76 quilômetros de ruas e avenidas, dentro de um convênio com o Detran/SP. As vias que estão recebendo estes serviços foram definidas de acordo com estudos referentes a acidentes com vítimas. São elas: Via Perimetral e as avenidas Francisco Rodrigues Filho, Francisco Ferreira Lopes e Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira. O convênio com o Detran também prevê 58 rampas acessíveis, três cruzamentos semaforizados, 45 travessias iluminadas, lombofaixa e readequação geométrica em vias.

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *