Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi discute medidas para prevenir acidentes de trânsito



Na quinta-feira (25), uma reunião realizada na Prefeitura de Mogi das Cruzes pelo Comitê Municipal de Segurança Viária discutiu ações que pudessem diminuir o número de acidentes de trânsito na cidade. O encontro contou com a participação de representantes de órgãos que atuam diretamente na segurança no trânsito e atendimento a emergências: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran, Polícia Rodoviária, Samu e Diretoria Regional de Ensino, além da própria Prefeitura.



“As discussões dentro do Comitê são importantes para que haja uma troca de experiências e também para que possa ser feito um trabalho integrado buscando a diminuição no número de acidentes e mortes no trânsito. O principal objetivo é salvar vidas”, disse o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.



De acordo com dados do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), no mês de junho foram atendidos 314 acidentes com vítimas em vias de Mogi das Cruzes. “Este é um número que queremos diminuir. Para a próxima reunião, será feito um detalhamento destas ocorrências, indicando as vias com acidentes para que possam ser adotadas medidas para minimizar os riscos”, afirmou Almeida.



Com o objetivo de diminuir estes números, a Secretaria Municipal de Transportes diz que vem desenvolvendo uma série de ações buscando um trânsito mais seguro e humano em Mogi das Cruzes. Durante o mês de maio, por exemplo, foram desenvolvidas ações educativas do Movimento Maio Amarelo que impactaram cerca de 200 mil pessoas, direta ou indiretamente.



Outra medida que está prevista para o mês de agosto é a realização de uma edição do Projeto Escola na região da avenida Kaoru Hiramatsu. O trabalho deverá atender cerca de 1,5 mil alunos do Cempre Vereador Ivan Nunes Siqueira, da Creche Jesus Bom Pastor, do CEI Doce Lar e do CEI Solzinho Feliz. A iniciativa desenvolve medidas voltadas à educação para o trânsito e melhoria da segurança viária em unidades de ensino e no entorno, inclusive com melhorias de sinalização e ações de engenharia de tráfego.

Além das ações voltadas à educação para o trânsito, a Prefeitura afirmou que vem realizando serviços de engenharia de tráfego buscando a melhoria na segurança viária, como, por exemplo, a implantação de 300 rampas de acessibilidade em toda a cidade, 15 lombofaixas, 30 lombadas e 1.000 metros quadrados de readequações geométricas.

Outra providência em andamento é a sinalização de 76 quilômetros de ruas e avenidas, dentro de um convênio com o Detran/SP. As vias que estão recebendo estes serviços foram definidas de acordo com estudos referentes a acidentes com vítimas. São elas: Via Perimetral e as avenidas Francisco Rodrigues Filho, Francisco Ferreira Lopes e Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira. O convênio com o Detran também prevê 58 rampas acessíveis, três cruzamentos semaforizados, 45 travessias iluminadas, lombofaixa e readequação geométrica em vias.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *