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Auxílio Brasil: como se cadastrar, consultar ou atualizar meu CadÚnico?



O CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) foi instituído no Brasil em 2001, com a finalidade de selecionar e catalogar famílias em situação de pobreza. Com esses dados, o governo federal consegue criar ações mais assertivas e voltadas à melhoria da qualidade de vida de famílias que vivem com pouca ou nenhuma renda mensal.



Desta forma, o CadÚnico é a porta de entrada para diversos benefícios sociais, como, por exemplo, o Auxílio Brasil, programa social substituto do Bolsa Família. O Ministério da Cidadania informou que, todos os meses, selecionará novos beneficiários para o programa, desde que os dados estejam atualizados – veja mais abaixo como atualizar.



Confira abaixo alguns programas sociais que quem está no Cadastro Único tem acesso:



  • Programa Auxílio Brasil
  • Programa Tarifa Social de Energia Elétrica
  • Isenção de Taxas de Concursos Públicos
  • ID Jovem
  • Carteira do Idoso
  • Programa Casa Verde e Amarela
  • Programa Bolsa Verde
  • Ver lista completa

A Caixa Econômica Federal é responsável por manter os cadastros do CadÚnico, ao passo que o Ministério da Cidadania fica com a incumbência de gerir as informações.



Cadastro no CadÚnico

O Cadastro Único é aberto a famílias que ganham, por mês, até meio salário mínimo por pessoa (R$ 550), tenham renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3,3 mil), pessoas que moram sozinhas ou que vivem em situação de rua (só ou com a família). Além disso, só pode se inscrever no CadÚnico pessoas com pelo menos 16 anos. O cidadão deve ter Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou título de eleitor em seu nome e ser preferencialmente mulher.

A inscrição no CadÚnico é realizada somente em postos do Cras ou em postos do Cadastro Único e do antigo Bolsa Família na cidade onde a pessoa de baixa renda mora. O responsável deve levar pelo menos um desses documentos para cada membro da família: certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, carteira de identidade (RG), carteira de trabalho, título de eleitor ou registro administrativo de nascimento indígena (Rani), caso a pessoa seja indígena.

Após a apresentação dos documentos, um funcionário da prefeitura realizará uma entrevista com o responsável familiar, para conferir os dados e traçar o perfil da família. O Sistema de Cadastro Único verificará se as pessoas da família têm um Número de Inscrição Social (NIS). Caso não o tenham, o sistema gerará um número em até 48 horas. O NIS é necessário para a participação em todos os programas sociais.

Como atualizar o CadÚnico

O Ministério da Cidadania informa que a falta de atualização de dados pode acarretar na exclusão do registro no CadÚnico após o período de quatro anos. Mudanças de endereço da família toda ou apenas de alguns membros devem ser comunicadas, assim como mudanças na renda ou novos vínculos trabalhistas.

Todos os anos o governo federal efetua um processo de revisão para identificar e convocar grupos familiares que estejam com os dados desatualizados.

É importante atualizar o cadastro a cada dois anos pelo menos. O processo de atualização poderá ocorrer em qualquer unidade do CRAS ou em algum posto de atendimento do Auxílio Brasil ou do CadÚnico.

Como consultar CadÚnico

A consulta do cadastro pode ser feita pelo Site Meu CadÚnico, onde o usuário deverá preencher o formulário, clicar em Emitir e verificar se o nome está cadastrado, pelo aplicativo Meu CadÚnico onde o usuário precisará clicar em Entrar e inserir as informações solicitadas, e através do telefone 0800 707 2003, opção 5 das 7h às 19h de segunda a sexta-feira e das 10h às 16h aos fins de semana e feriados nacionais.

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