Categorias
ALTO TIETÊ

Prefeitura de Suzano libera uso de máscaras em escolas públicas e particulares



O município de Suzano revogou, na última sexta-feira (8), a obrigatoriedade do uso de máscaras no interior das salas de aula e laboratórios das escolas públicas e particulares, englobando a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.



A administração municipal informou que a medida estratégica corresponde à intensa campanha de imunização contra a Covid-19 na cidade e aos baixos índices de internação e novos casos da doença.



De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a determinação segue conforme a análise dos índices da pandemia no município, sobretudo nos últimos 15 dias, após a flexibilização do uso de máscaras para atividades ao ar livre e em ambientes fechados, com exceção para equipamentos de saúde, transporte coletivo e salas de aula. Este último item agora foi revogado pelo decreto municipal nº 9.766/2022, principalmente devido aos avanços na imunização das crianças contra a Covid-19, que superam 90% do público infantil.



Dados disponibilizados pela Prefeitura de Suzano apontam que, até o momento, mais de 23 mil crianças de cinco a 11 anos já tomaram a primeira dose da vacina, sendo que quase metade delas já completaram a segunda aplicação, garantindo a completa eficácia do imunizante. Entre os jovens de 12 a 17 anos, mais de 27,2 mil adolescentes foram vacinados, dos quais 86,3% completaram a segunda etapa.



Em relação ao público geral, considerando-se os adultos maiores de 18 anos, Suzano supera 100% do público imunizado, com 267.643 vacinados. Deste índice, 248.595 estão com a imunização completa, conforme dados da plataforma Vacina Já. O município ainda registra 143.835 aplicações na dose de reforço e, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, 5.906 suzanenses já foram contemplados com a segunda dose de reforço, sendo recomendada para idosos maiores de 60 anos.

Segundo o chefe da pasta, Pedro Ishi, o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus segue em constante monitoramento da situação pandêmica. “O processo de retomada segura das atividades é um ato contínuo e, graças a Deus, vemos uma constante evolução do quadro que nos permite decisões assertivas. Mas não podemos descuidar. O uso de máscaras segue obrigatório nos equipamentos de saúde e no transporte. Em caso de sintomas gripais, também recomendamos fortemente o uso de máscaras, assim como a constante higienização das mãos, que deve ser sempre priorizada independentemente de pandemia”.

Em Suzano, a vacinação contra a Covid-19 ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas 24 unidades de saúde. É recomendado que o cidadão faça o pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br) e, no momento da vacinação, tenha em mãos RG, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de endereço de Suzano.

Clique aqui e confira mais notícias do Alto Tietê

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP