Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A menos de um mês do início da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes 2021, que será realizada de 13 a 23 de maio, a organização da festividade religiosa e folclórica planejou uma ação especial para estar mais próxima dos devotos e ainda ajudar às famílias carentes, em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Trata-se da Carreata do Divino, que irá levar a Bandeira do Divino aos bairros, de três a quatro dias na semana, das 18 às 20 horas, e também visa à arrecadação de alimentos e produtos de higiene.
Este ano, os festeiros da Festa do Divino são Mauro de Assis Margarido, o Maurinho, e Alecxandra de Oliveira Margarido e os capitães de mastro são Maurimar Batalha e Roberta Fadoni Batalha. Eles irão conduzir a festividade sob o tema “Divino Espírito Santo, fortalecei-nos na caridade e conduzi-nos à santidade”.
O festeiro Maurinho explica sobre a Carreata do Divino: “Esta é a forma que conseguimos encontrar para levar o Divino Espírito Santo até as pessoas, neste momento de isolamento social, levar as bênçãos, a alegria e a fortaleza até os devotos, sem que eles corram riscos, nesta pandemia. A proposta é visitar, em média, de dois a três bairros por dia”.
No ano passado, nos 11 dias da Festa do Divino, os festeiros e capitães de mastro percorreram diversos bairros da cidade, no trajeto que faziam antes de chegar à paróquia onde seria realizada a missa da Novena Preparatória da noite. “Além de visitar o bairro onde a paróquia estava localizada, percorremos os bairros ao redor dela. Chegamos a visitar algo em torno de 25 bairros. Neste ano, como faremos a visita antes, e, consequentemente, teremos mais tempo, a nossa meta é alcançar mais de 50 bairros”, destaca o festeiro Maurinho.
A campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis e produtos de higiene, durante a carreata, surgiu devido ao impacto socioeconômico causado pela pandemia, em que muitas famílias estão necessitadas de alimentos e produtos de higiene. “Estamos passando um momento tão difícil, com famílias precisando da nossa colaboração. E ao mesmo tempo contamos com a ajuda de muitas pessoas solidárias a essa causa. Com certeza, iremos ajudar muitas entidades e famílias carentes. Por isto, tivemos a ideia de arrecadar esses produtos nos bairros que iremos percorrer. Toda a arrecadação será revertida para entidades ou famílias carentes”, diz Maurinho.
A carreata será composta pelos casais de festeiros e capitães de mastro e dirigentes da Associação Pró-Divino, que irão levar suas bandeiras. O padre João Paulo da Silva vai acompanhar em alguns dias da semana. “No caminhão que levará o Divino, há um espaço para que as pessoas coloquem as doações”, observa o festeiro.
Nesta segunda-feira (19), por exemplo, a Carreata do Divino passará no São João (18h30), no Jardim Camila (19h15) e no Mogi Moderno (20h).
Vale lembrar que, devido à pandemia, a quermesse da Festa do Divino de Mogi das Cruzes foi suspensa pelo segundo ano consecutivo.