Categorias
MOGI DAS CRUZES

Vereadores reivindicam delegacia na Zona Norte de Mogi das Cruzes



A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão ordinária de terça-feira (7), a Moção de Apelo nº 71/2022, que pleiteia uma delegacia de polícia na Zona Norte da cidade, que é formada por 23 bairros e concentra 85 mil moradores.



De autoria do presidente da Casa de Leis, o vereador Marcos Furlan (Pode), o objetivo da solicitação é que o novo distrito policial atenda a bairros como Jardim Margarida, Residencial Novo Horizonte e Piatã.



Segundo argumenta o parlamentar, Mogi das Cruzes conta com área de aproximadamente 713 km² e com mais de 460 mil habitantes, entretanto, a cidade tem apenas quatro delegacias. “Por sua vez, o município de São José do Rio Preto tem uma população um pouco maior — de 465 mil habitantes—, em uma área bem inferior ao território mogiano: aproximadamente 431 km². Mesmo assim, São José do Rio Preto possui sete delegacias em funcionamento”, disse Furlan.



Mais uma justificativa do vereador é o aumento dos índices de criminalidade nas últimas décadas. “O último Distrito Policial foi inaugurado na cidade no dia 12 de junho de 1996 em Jundiapeba, ou seja, há 26 anos. Naquela época, Mogi tinha apenas 290 mil habitantes e a violência era muito menor do que hoje”, afirmou o parlamentar.



O vereador Policial Maurino, membro da Comissão Permanente de Transportes e Segurança Pública da Casa de Leis, disse que teme que surjam na cidade o que ele chamou de ‘elefantes brancos’. “Temos quatro distritos em Mogi. Não temos mãos humanas suficientes para levar o trabalho adiante. Nas atuais delegacias, a espera é de horas para fazer um boletim de ocorrência. A Polícia Civil está sucateada. Quais policiais irão trabalhar nessa nova delegacia? Temo que essas novas delegacias se tornem elefantes brancos”.

Marcos Furlan (Pode) concordou com o colega. “Concordo com o vereador Policial Maurino. Mas a falta de efetivo não pode barrar a expansão de uma maior cobertura de delegacias. Precisamos de recursos humanos, sem dúvidas. Mas a ampliação dos distritos policiais também é urgente”, acrescentou ele.

Inês Paz (PSOL) refletiu sobre a importância da valorização dos servidores públicos: “Não é de hoje que falta efetivo para nossas polícias. Várias moções já foram feitas. O funcionalismo público está sucateado em várias áreas: Saúde, Educação, Transportes, Segurança. É um desmonte o que se faz com nossos servidores”.

Para Zé Luiz (PSDB), a Guarda Municipal de Mogi das Cruzes poderia auxiliar administrativamente no atendimento de novas delegacias. “A Guarda Municipal pode ajudar na elaboração de boletins de ocorrência. Assim, a falta de efetivo não será um impedimento para que novas delegacias sejam abertas em Mogi. Precisamos devolver a sensação de segurança aos mogianos”.

De acordo com a Câmara, o documento legislativo será encaminhado ao governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), ao secretário de Estado da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, ao delegado geral de Polícia Civil, Osvaldo Nico Gonçalves, ao delegado seccional de Mogi, Paul Henry Bozon Veduraz, e ao deputado estadual Rodrigo Gambale (Pode).

Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: